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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1793| Type: | Monografia |
| Title: | Protagonismo feminino: influências dos filmes de princesas da Disney para uma educação feminista |
| Author: | Araujo, Patricia Martins de |
| First advisor: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Arpini, Aline Andréa |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Ivone Maria Mendes |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
| Resume: | A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática do protagonismo feminino com foco nas influências das princesas da Disney para uma educação feminista a partir da defesa de que a mídia possui um caráter pedagógico e que ela desempenha um papel social. Desta forma, os objetivos desse estudo foram analisar como o feminismo e o gênero vem se construindo dentro dos filmes de princesas da Disney, quais são os comportamentos esperados dessas princesas, que estereótipos de beleza estão atrelados à figura das princesas e como elas influenciam na visão de mundo das crianças. Ao buscar aproximação com o campo educacional, buscou-se analisar como essas produções influenciam na formação de padrões femininos e como eles se apresentam nos espaços escolares, procurando entender qual é o papel do educador no que diz respeito ao protagonismo feminino. Para pesquisa foram escolhidas seis princesas da Disney: Elsa, Mulan, Pocahontas, Esmeralda, Moana, Merida, as quais foram analisadas em relação aos aspectos físicos e visuais, comportamentais e afetivos. Na categoria de aspectos físicos e visuais, foram analisadas as vestimentas e as características físicas, como cor de pele, cor do cabelo e cor dos olhos, e também acessórios das princesas. Em relação a essa questão, podemos afirmar que elas se diferem das tradicionais, pois não possuem características iguais e trazem uma diversidade de cultura, raça, etnia etc. Na categoria de aspectos comportamentais, foram analisados seus comportamentos diante de determinados acontecimentos. Notou-se que as princesas, na maioria das vezes, vão contra os padrões esperados para poder fazer o que as deixa felizes e o que elas julgam ser certo. Na categoria de aspectos afetivos, foram analisadas as relações das princesas com seus pais, irmãos, animais e príncipes. Quanto a isso, foi possível perceber que a relação dessas princesas com a família, animais e amigos é forte e surge como possibilidade de enredo, sendo a relação com o príncipe não apenas de salvação. Por fim, foi discutido o papel da escola e do educador e da educadora, compreendendo que a escola e a mídia influenciam na educação das crianças e, nesse sentido, é preciso trabalhar na perspectiva de uma educação que possibilite o protagonismo feminino nos diferentes espaços. |
| Keywords: | Protagonismo feminino Mídia Escola Gênero Feminismo |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1793 |
| Issue Date: | 9-Jan-2018 |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
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