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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.contributor.referee1Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.contributor.referee2Lindo, Paula Vanessa de Faria-
dc.contributor.referee3Klosinski, Daniele Vanessa-
dc.creatorFavero, Rita-
dc.date2017-12-11-
dc.date.accessioned2018-03-14T10:59:52Z-
dc.date.available2018-03-14T10:59:52Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1805-
dc.description.resumoEste trabalho busca apresentar anseios sobre o estudo do protagonismo da criança na apropriação do espaço escolar. Apresenta possibilidades de apropriação e estudo teórico sobre criança, infância, educação infantil, espaço escolar e protagonismo. Tal estudo emerge de observações e participações em trabalhos educativos onde professores não pensavam o espaço e ação para e com as crianças. Primeiramente houve uma pesquisa com abordagem qualitativa por referencial teórico, que possibilitou um estudo bibliográfico sobre o tema, através de estudos realizados por autores como: Ariès (1981), Postman (2011) Barbosa (2006), Forneiro (1998), Martins Filho (2005), Malaguzzi (1999), Rinaldi (2002), Friedmann (2017), Junqueira Neto (2013). Em seguida a análise bibliográfica sobre os temas houve a análise de imagens que ilustram ações onde o protagonismo da criança dentro do espaço escolar acontece de fato. Pode-se conhecer melhor o campo teórico sobre o assunto, assim como, o estudo e apropriação de conceitos importante para reconhecer uma pedagogia voltada para a criança e a infância, com perspectiva emancipatória e de qualidade. Ao analisar as imagens depara-se com uma realidade em que a criança é potente em suas experiências primeiras, em um espaço que promove seu protagonismo. Constata-se então que o protagonismo é possível e necessário na escola da infância, é essencial para que a escola seja espaço de participação intensa. Conclui-se também que o campo de estudo do protagonismo ainda é novo, o que demanda a continuidade dos estudos discutido principalmente pelos que convivem com as crianças, professores, gestão, enfim a escola como um todo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-07T11:17:14Z No. of bitstreams: 1 FAVERO.pdf: 1656425 bytes, checksum: c62d20c21ab77eddaa89081e41cbf6c8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:59:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FAVERO.pdf: 1656425 bytes, checksum: c62d20c21ab77eddaa89081e41cbf6c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T10:59:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FAVERO.pdf: 1656425 bytes, checksum: c62d20c21ab77eddaa89081e41cbf6c8 (MD5) Previous issue date: 2017-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.titleProtagonismo da criança na apropriação do espaço escolar da educação infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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