Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1805
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Flávia Burdzinski de | - |
dc.contributor.referee1 | Souza, Flávia Burdzinski de | - |
dc.contributor.referee2 | Lindo, Paula Vanessa de Faria | - |
dc.contributor.referee3 | Klosinski, Daniele Vanessa | - |
dc.creator | Favero, Rita | - |
dc.date | 2017-12-11 | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T10:59:52Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T10:59:52Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-21 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1805 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho busca apresentar anseios sobre o estudo do protagonismo da criança na apropriação do espaço escolar. Apresenta possibilidades de apropriação e estudo teórico sobre criança, infância, educação infantil, espaço escolar e protagonismo. Tal estudo emerge de observações e participações em trabalhos educativos onde professores não pensavam o espaço e ação para e com as crianças. Primeiramente houve uma pesquisa com abordagem qualitativa por referencial teórico, que possibilitou um estudo bibliográfico sobre o tema, através de estudos realizados por autores como: Ariès (1981), Postman (2011) Barbosa (2006), Forneiro (1998), Martins Filho (2005), Malaguzzi (1999), Rinaldi (2002), Friedmann (2017), Junqueira Neto (2013). Em seguida a análise bibliográfica sobre os temas houve a análise de imagens que ilustram ações onde o protagonismo da criança dentro do espaço escolar acontece de fato. Pode-se conhecer melhor o campo teórico sobre o assunto, assim como, o estudo e apropriação de conceitos importante para reconhecer uma pedagogia voltada para a criança e a infância, com perspectiva emancipatória e de qualidade. Ao analisar as imagens depara-se com uma realidade em que a criança é potente em suas experiências primeiras, em um espaço que promove seu protagonismo. Constata-se então que o protagonismo é possível e necessário na escola da infância, é essencial para que a escola seja espaço de participação intensa. Conclui-se também que o campo de estudo do protagonismo ainda é novo, o que demanda a continuidade dos estudos discutido principalmente pelos que convivem com as crianças, professores, gestão, enfim a escola como um todo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-07T11:17:14Z No. of bitstreams: 1 FAVERO.pdf: 1656425 bytes, checksum: c62d20c21ab77eddaa89081e41cbf6c8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:59:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FAVERO.pdf: 1656425 bytes, checksum: c62d20c21ab77eddaa89081e41cbf6c8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-14T10:59:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FAVERO.pdf: 1656425 bytes, checksum: c62d20c21ab77eddaa89081e41cbf6c8 (MD5) Previous issue date: 2017-12-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.title | Protagonismo da criança na apropriação do espaço escolar da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FAVERO.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.