Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1805| Tipo: | Monografia |
| Título: | Protagonismo da criança na apropriação do espaço escolar da educação infantil |
| Autor(es): | Favero, Rita |
| Primeiro Orientador: | Souza, Flávia Burdzinski de |
| Primeiro membro da banca: | Souza, Flávia Burdzinski de |
| Segundo membro da banca: | Lindo, Paula Vanessa de Faria |
| Terceiro membro da banca: | Klosinski, Daniele Vanessa |
| Resumo: | Este trabalho busca apresentar anseios sobre o estudo do protagonismo da criança na apropriação do espaço escolar. Apresenta possibilidades de apropriação e estudo teórico sobre criança, infância, educação infantil, espaço escolar e protagonismo. Tal estudo emerge de observações e participações em trabalhos educativos onde professores não pensavam o espaço e ação para e com as crianças. Primeiramente houve uma pesquisa com abordagem qualitativa por referencial teórico, que possibilitou um estudo bibliográfico sobre o tema, através de estudos realizados por autores como: Ariès (1981), Postman (2011) Barbosa (2006), Forneiro (1998), Martins Filho (2005), Malaguzzi (1999), Rinaldi (2002), Friedmann (2017), Junqueira Neto (2013). Em seguida a análise bibliográfica sobre os temas houve a análise de imagens que ilustram ações onde o protagonismo da criança dentro do espaço escolar acontece de fato. Pode-se conhecer melhor o campo teórico sobre o assunto, assim como, o estudo e apropriação de conceitos importante para reconhecer uma pedagogia voltada para a criança e a infância, com perspectiva emancipatória e de qualidade. Ao analisar as imagens depara-se com uma realidade em que a criança é potente em suas experiências primeiras, em um espaço que promove seu protagonismo. Constata-se então que o protagonismo é possível e necessário na escola da infância, é essencial para que a escola seja espaço de participação intensa. Conclui-se também que o campo de estudo do protagonismo ainda é novo, o que demanda a continuidade dos estudos discutido principalmente pelos que convivem com as crianças, professores, gestão, enfim a escola como um todo. |
| Palavras-chave: | Infância Criança Protagonismo |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1805 |
| Data do documento: | 21-Dez-2017 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FAVERO.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.