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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1810
Tipo: | Monografia |
Título: | Arte na educação infantil: expressão, criatividade, imaginação e autonomia para o desenvolvimento das crianças |
Autor(es): | Carraro, Morgane |
Primeiro Orientador: | Loss, Adriana Salete |
Primeiro coorientador: | Johann, Magali Maria |
Primeiro membro da banca: | Loss, Adriana Salete |
Segundo membro da banca: | Silva, Ivone Maria Mendes |
Terceiro membro da banca: | Ganasini, Rejane Claudia Zanchet |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar o papel que a Arte desempenha na educação de crianças de zero a cinco anos e averiguar se a Arte pode contribuir para um aprendizado que considere a expressão e a autonomia das crianças. A temática refere-se A linguagem da Arte na Educação Infantil e nos convida a uma reflexão em relação à problemática de pesquisa quanto à contribuição da Arte para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho de pesquisa foi por intermédio de leituras específicas da área e da busca por material bibliográfico. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória-descritiva e exploratório-interpretativa. O estudo bibliográfico ocorreu em livros, artigos e monografias na busca de reflexões teóricas referentes à temática e à problemática apresentadas neste trabalho de pesquisa. O estudo ocorreu também, no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com coleta de dados em dissertações e teses com a seleção de trabalhos para a articulação e correlação com a minha pesquisa, pontuando as convergências relativas à relevância da Arte no desenvolvimento infantil. Como resultados, constatamos que a Arte é contribuinte para o desenvolvimento da criança em sua integralidade, uma vez que desenvolve a percepção, a autonomia, a criatividade, a corporeidade, a sensibilidade, a imaginação, o conhecimento, a comunicação e expressão humana. A arte introduz as crianças no meio cultural e as faz se sentirem atuantes no mundo no qual estão inseridas, com reflexão e idealização sobre este mundo. Cabe aos educadores oportunizar e promover, juntamente com as crianças, situações de aprendizagem artísticas criativas e significativas para que as mesmas tenham a liberdade de criação e de expressão para o desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores. Conclui-se que a Arte coopera na expressão e na linguagem das crianças, desenvolve potencialidades por meio da criatividade, da imaginação e de habilidades desenhistas na interação, no diálogo entre os colegas e com seu cotidiano. Dessa forma, as crianças simbolizam e vivenciam o mundo e constroem conhecimentos. Constatou-se, também, que os educadores necessitam se aperfeiçoar e buscar formação continuada para que o ensino da Arte seja relacionado a experiências estéticas e de conhecimento. |
Palavras-chave: | Arte Contribuições Desenvolvimento infantil Educação Infantil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1810 |
Data do documento: | 21-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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