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Tipo: Monografia
Título: Avaliação da Educação Superior: uma análise do curso de Pedagogia da UFFS - Campus Erechim
Autor(es): Tartari, Salete Teresinha
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Segundo membro da banca: Pereira, Thiago Ingrassia
Terceiro membro da banca: Nogueira, Fernanda
Resumo: Essa pesquisa faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. O trabalho consiste numa investigação a respeito dos impactos da avaliação externa da Educação Superior na estrutura e na organização do Curso de Pedagogia da UFFS, Campus Erechim/RS. Partiu-se do pressuposto de que os mecanismos de avaliação institucional definem regras e traçam resultados esperados, limitando a autonomia das Universidades. À vista disso, objetivou-se investigar os impactos das Políticas de Avaliação Externa na estrutura e na organização do Curso de Pedagogia da UFFS, Campus Erechim/RS; caracterizar a avaliação externa e as interferências das políticas educacionais; analisar impactos na educação provenientes da Internacionalização das políticas educacionais; investigar o Estado de Conhecimento sobre avaliação externa das Universidades Públicas; verificar as publicações bibliográficas sobre Avaliação da Educação Superior; analisar documentos do Curso de Pedagogia da UFFS relativos à avaliação externa instituída pelo governo federal, bem como os elaborados pela própria instituição. Para a realização do trabalho, foi feita uma revisão de literatura na intenção de analisar o que já foi publicado sobre o tema. Além disso, foi feita uma pesquisa das publicações no Portal OASISBR nos últimos 10 anos, a partir dos descritores “Avaliação – Institucional – Universidade”, a fim de verificar o Estado de Conhecimento das publicações recentes. Por fim, foi feita uma análise documental nos instrumentos de autoavaliação utilizados no Curso de Pedagogia da UFFS, Campus Erechim/RS. Os estudos apontam que os mecanismos de avaliação atuais interferem nos procedimentos institucionais, ao buscarem um padrão de qualidade igualitário inibindo iniciativas que poderiam ser pertinentes para provocar mudanças nas políticas de avaliação externa e de autoavaliação institucional, fruto da pressão dos órgãos internacionais sobre as políticas públicas no Brasil em virtude do processo de internacionalização da educação. Desse modo, não há uma forma neutra de avaliar as instituições, uma vez que os indicadores de avaliação externa tendem a direcionar os resultados, dando pouca margem de autonomia às Instituições. Com isso, é feita uma aproximação entre as publicações e os dados coletados, demonstrando a interferência das Políticas de Avaliação Externa nas Universidades. Desse modo, a partir desse Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, foi possível constatar que os mecanismos de avaliação externa impactam nos procedimentos institucionais e, consequentemente, influenciam a avaliação periódica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que implica adequações na Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim, bem como nos instrumentos de autoavaliação institucional.
Palavras-chave: Avaliação externa
Educação Superior
Internacionalização da educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1811
Data do documento: 8-Jan-2018
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