Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1813
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Johann, Magali Maria | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Ivone Maria Mendes da | - |
dc.contributor.referee2 | Belani, Eliane Isabel | - |
dc.contributor.referee3 | Johann, Magali Maria | - |
dc.creator | Hirschheiter, Itamara Maria | - |
dc.date | 2017-12-15 | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T11:06:49Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T11:06:49Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-10 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1813 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo inicial analisar como ocorre a relação das questões de gênero nas práticas em sala de aula na etapa do ensino fundamental e também pela busca de referenciais teóricos que apresentam definições e discussões sobre o tema. A metodologia desse trabalho é de cunho qualitativo. Conta-se com o referencial teórico e a análise da intervenção de estágio no ensino fundamental. Pela análise realizada pode-se perceber que as práticas vigentes no ambiente escolar estão carregadas de preconceitos, receios e julgamentos relacionados ao gênero e a educação. Percebe-se que a sociedade em que a escola está inserida, por sua vez, se constitui por uma base social segregada e de certo modo separatista interferindo no modo de pensar, agir e de educar o ser humano. Pode-se concluir também que ocorre um desconhecimento muito grande sobre o tema por parte dos professores. Percebe-se que as práticas vigentes nas escolas ainda reproduzem conceitos históricos, preconceitos sociais, desconhecimento e desinteresse dos professores. É importante o incentivo para a pesquisa sobre esse tema pois a formação de professores e as práticas pedagógicas vigentes na educação básica influenciam na formação dos sujeitos que estão inseridos nesse espaço. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-08T11:52:21Z No. of bitstreams: 1 HIRSCHHEITER.pdf: 1279491 bytes, checksum: cf5f11d596c6e414f572f1348486f5ea (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T11:06:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HIRSCHHEITER.pdf: 1279491 bytes, checksum: cf5f11d596c6e414f572f1348486f5ea (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-14T11:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HIRSCHHEITER.pdf: 1279491 bytes, checksum: cf5f11d596c6e414f572f1348486f5ea (MD5) Previous issue date: 2018-01-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre gênero e educação nas práticas pedagógicas do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HIRSCHHEITER.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.