Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1855
Tipo: Monografia
Título: Contribuições da educação ambiental e saúde para o ensino de química
Autor(es): Günzel, Rafaela Engers
Primeiro Orientador: Uhmann, Rosangela Ines Matos
Primeiro membro da banca: Güllich, Roque Ismael da Costa
Segundo membro da banca: Dorneles, Aline Machado
Resumo: O estudo aqui desenvolvido faz parte do percurso formativo do Curso de Química Licenciatura, constituindo-se num Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para tanto, traçamos um caminho metodológico fazendo uma revisão em periódico da área da EA com foco na EA, pesquisa emergida a partir da exposição de quadros (intitulado Livro (L1, L2, L3); Saúde (S4, S5, S6) e Saúde e Química (SQ7, SQ8, SQ9) discutidos com referenciais teóricos, constituindo as categorias, no entanto, essa revisão em periódico foi impulsionada por uma pesquisa feita em 12 Livros Didáticos (LD) de Química referente à EA e saúde (conforme Edital nº 315/2016 da UFFS) de quatro coleções (constam no Programa Nacional do Livro Didático, 2015). A apresentação dos resultados dos LD de Química e da análise do periódico suscitou em uma categoria especial, a saber: “EA como tema transversal na articulação dos conceitos científicos”, em que propomos ir além, na relação EA e saúde, visto a emergente necessidade da contextualização do tema com os conceitos científicos. Foi assim que nos desafiamos a propor a ideia do bloco de conceitos científicos, em especial, os químicos para cada um dos três anos do Ensino Médio (EM), buscando articular a EA aos conceitos científicos demonstrando a relação inerente da saúde de forma problematizada no ensino em contexto escolar.
Abstract/Resumen: The study developed here is part of the training course of the Chemistry Degree, constituting a Course Completion Work (TCC). Therefore, we draw a methodological path by doing a periodic review of the area of ​​EA with focus on EA, research emerged from the exhibition of (S1, S2, S3), Health (S4, S5, S6) and Health and Chemistry (SQ7, SQ8, SQ9) theoretical references, constituting the categories, however, this review was promoted by a research done in 12 Didactic Books (LD) of Chemistry related to EA and health (according to Edict nº 315/2016 of UFFS) of four collections (listed in the National Textbook Program, 2015). The presentation of the results of the Chemistry LD and the analysis of the journal elicited in a category "EA as a cross-cutting theme in the articulation of scientific concepts", in which we propose to go further, in relation to EA and health, given the emerging contextualization of the theme with scientific concepts. This is how we challenged ourselves to propose the idea of ​​the block of scientific concepts, especially the chemicals for each of the three years of secondary education (MS), seeking to articulate EE to scientific concepts demonstrating the inherent relation of health in a problematized way in school context.
Palavras-chave: Meio ambiente
Química
Qualidade de vida
Educação ambiental
Ensino médio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1855
Data do documento: 28-Nov-2017
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GÜNZEL.pdf421,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.