Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1855
Type: Monografia
Título : Contribuições da educação ambiental e saúde para o ensino de química
Author: Günzel, Rafaela Engers
First advisor: Uhmann, Rosangela Ines Matos
metadata.dc.contributor.referee1: Güllich, Roque Ismael da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Dorneles, Aline Machado
Resume: O estudo aqui desenvolvido faz parte do percurso formativo do Curso de Química Licenciatura, constituindo-se num Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para tanto, traçamos um caminho metodológico fazendo uma revisão em periódico da área da EA com foco na EA, pesquisa emergida a partir da exposição de quadros (intitulado Livro (L1, L2, L3); Saúde (S4, S5, S6) e Saúde e Química (SQ7, SQ8, SQ9) discutidos com referenciais teóricos, constituindo as categorias, no entanto, essa revisão em periódico foi impulsionada por uma pesquisa feita em 12 Livros Didáticos (LD) de Química referente à EA e saúde (conforme Edital nº 315/2016 da UFFS) de quatro coleções (constam no Programa Nacional do Livro Didático, 2015). A apresentação dos resultados dos LD de Química e da análise do periódico suscitou em uma categoria especial, a saber: “EA como tema transversal na articulação dos conceitos científicos”, em que propomos ir além, na relação EA e saúde, visto a emergente necessidade da contextualização do tema com os conceitos científicos. Foi assim que nos desafiamos a propor a ideia do bloco de conceitos científicos, em especial, os químicos para cada um dos três anos do Ensino Médio (EM), buscando articular a EA aos conceitos científicos demonstrando a relação inerente da saúde de forma problematizada no ensino em contexto escolar.
Resumen : The study developed here is part of the training course of the Chemistry Degree, constituting a Course Completion Work (TCC). Therefore, we draw a methodological path by doing a periodic review of the area of ​​EA with focus on EA, research emerged from the exhibition of (S1, S2, S3), Health (S4, S5, S6) and Health and Chemistry (SQ7, SQ8, SQ9) theoretical references, constituting the categories, however, this review was promoted by a research done in 12 Didactic Books (LD) of Chemistry related to EA and health (according to Edict nº 315/2016 of UFFS) of four collections (listed in the National Textbook Program, 2015). The presentation of the results of the Chemistry LD and the analysis of the journal elicited in a category "EA as a cross-cutting theme in the articulation of scientific concepts", in which we propose to go further, in relation to EA and health, given the emerging contextualization of the theme with scientific concepts. This is how we challenged ourselves to propose the idea of ​​the block of scientific concepts, especially the chemicals for each of the three years of secondary education (MS), seeking to articulate EE to scientific concepts demonstrating the inherent relation of health in a problematized way in school context.
Palabras clave : Meio ambiente
Química
Qualidade de vida
Educação ambiental
Ensino médio
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1855
Fecha de publicación : 28-nov-2017
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GÜNZEL.pdf421.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.