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Tipo: Monografia
Título: Tratamento de resíduos gerados nas aulas de química analítica
Autor(es): Leite, Tamara Mayer
Primeiro Orientador: Santos, Marlei Veiga dos
Primeiro membro da banca: Behm, Mariana Boneberger
Segundo membro da banca: Dugatto, Jonas Simon
Resumo: Nos últimos anos, as Instituições Federais de Ensino do Brasil têm voltado sua atenção para os resíduos químicos gerados nas suas atividades de ensino e pesquisa. Nos cursos de química, estes resíduos são caracterizados por sua grande diversidade na composição e da quantidade, o que dificulta o processo de tratamento ou de reúso. Este trabalho teve como objetivo propor técnicas de tratamentos e gerenciamento para os resíduos gerados nas aulas de química analítica do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo. Realizou-se um inventário dos reagentes utilizados durante as aulas experimentais das disciplinas de Química Qualitativa e de Química Quantitativa visando ter uma maior compreensão dos resíduos gerados por ambas. Verificou-se que resíduos de cromo são gerados nas duas e, portanto, este foi o resíduo escolhido para tratamento. O tratamento proposto fez uso de ácido sulfúrico, iodeto de potássio e hidróxido de sódio. Utilizou-se a técnica de espectrometria de absorção atômica para a determinação do teor de cromo, nos resíduos pré e pós- tratamento. Dos resultados concluiu-se que o tratamento foi eficiente, pois houve a redução significativa de cromo nos resíduos. Também investigou-se, por meio de questionário aplicado aos docentes, se a maneira atual de segregação de resíduos atende a rotina das aulas experimentais que ministram, neste contexto, observou-se que não houve consenso entre os mesmos, mas a maioria ressaltou necessidades de melhorias.
Abstract/Resumen: In the last years, brazilian federal institutions of education have payed attention to chemical residues generated in their activities of teaching and research. In chemical classes, this residues can be characterized by a huge diversity in composition or even quantity, what makes hard the process of treatment or reuse. The present work has as objective propose techinques of treatment and manengement of the residues generated in analytical chemical classes in chemistry degree of the Universidade Federal da Fronteira Sul at Cerro Largo. To this, realized an inventory to list the chemical products used during experimental classes of qualitative and quantitative chemistry classes, aiming to gain a better comprehension about the residues generated. It was verified that the residues of chrome are genereted in both classes, and, therefore, this was the residue chosen to treatment. The proposed treatement have used sulfuric acide, potassium iodide and sodium hydroxide. To determine the chrome content, it was used the atomic absorption spectrometry thecnique, in pre and post treatment. Analising the results it is possible to conclude that the treatment is efficient, due the significant reduction of chrome in the residues. Also, it was investigated, by a survey applied to the professors, if the actual way of treatment of residues attends the routine of experimental classes, where in this context, it was possible to conclude that it did not have an agreement, but the major part reported the necessity of improvement.
Palavras-chave: Aulas experimentais
Resíduos
Tratamento de resíduos
Ensino de química
Química qualitativa
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1857
Data do documento: 12-Dez-2018
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