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Type: Monografia
Title: Relações entre escola e sociedade no programa mais educação: explorando o conceito de território educativo
Author: Pezenatto, Fabíola
First advisor: Silva, Rodrigo Manoel Dias da
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee2: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Resume: Este trabalho aproxima-se das atuais elaborações da Sociologia da Educação. Nestes estudos, hoje em dia, a escola tem recuperado centralidade nas análises, a partir de uma diversidade de apontamentos teóricos e metodológicos, que ora enfatizam dinâmicas e processos interiores à instituição e ora procuram compreender as relações entre tal instituição e o contexto sociocultural que a circunda. Nesta pesquisa, produziu-se uma reflexão sobre a escola e suas condições sociais, com ênfase em algumas mudanças sociais recentes e nos diversos objetivos políticos, econômicos e sociais atribuídos aos processos de escolarização, no Brasil. Produziu-se, então, um estudo sociológico sobre as relações entre escola e sociedade explicitadas nos marcos documentais das políticas brasileiras de ampliação da jornada escolar, em especial daqueles produzidos para o Programa Mais Educação. Em seguida, procurou-se sistematizar e analisar as relações entre escola e sociedade expressas nos documentos selecionados, mediante análise documental. Então observou-se que relação entre escola e sociedade deve ser intencional, para tanto se faz necessário a inclusão dos diversos setores da sociedade para uma nova cidadania, a fim da construção de uma intencionalidade educadora e de uma escola cidadã.
Abstract: This work approaches the current elaborations of Sociology of Education. In these studies, nowadays, the school has regained centrality in analyzes, from a diversity of theoretical and methodological notes, which sometimes emphasize dynamic processes and internal to the institution and now seek to understand the connections between the institution and the sociocultural context that surrounds. In this research, there has been a reflection on the school and its social conditions, with emphasis on some recent social changes and the various political, economic and social objectives assigned to the processes of schooling in Brazil. Then was produced a sociological study on the relationship between school and society in explicit documentary landmarks of Brazilian policies to expand the school day, especially those produced for More Education Program. Then we tried to systematize and analyze the relationship between school and society expressed in the selected documents through document analysis. Then it was observed that the relationship between school and society must be intentional, both for the inclusion of various sectors of society to a new citizenship in order of construction of an educator and a citizen intentionality school is needed.
Keywords: Sociologia da educação
Educação integral
Território
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/193
Issue Date: 2-Jan-2014
Appears in Collections:TCC Ciências Sociais

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