Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1976
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fucks, Patrícia Marasca | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T18:42:29Z | - |
dc.date.available | 2018-07-23 | - |
dc.date.available | 2018-07-23T18:42:29Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | IV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1976 | - |
dc.description.resumo | Neste artigo discutem-se as relações entre o ensinar e o aprender, em interdependência no processo de apropriação do conhecimento e (re)elaboração dos saberes sobre desenho projetivo, objetivando refletir acerca das suas possibilidades no ensino de engenharia. Partiu-se do desenvolvimento de uma situação didática visando facilitar a leitura e a representação plana de um objeto em estudo, que foi modelado. Buscou-se identificar as principais dificuldades que os universitários manifestaram na atividade de representação plana desse objeto. A reflexão sobre situações de aprendizagem, dirigidas e organizadas pelo professor, oportuniza avaliar e compreender os aspectos que favorecem a que o ensino conduza os alunos a (re)construir conhecimentos, percebendo outras maneiras de encarar a realidade a partir do quê (e como) se está aprendendo. A assimilação dos conhecimentos pode ser facilitada quando se explora o tema proposto mediante o uso de diferentes linguagens, sendo imprescindível ao engenheiro em formação o domínio da linguagem gráfico-visual. Palavras-Chave: ensino-aprendizagem, representações gráficas, linguagem gráfico-visual. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-07-23T18:17:16Z No. of bitstreams: 1 MARASCA1.pdf: 616072 bytes, checksum: 81f61c35fad1d57171624729b9b1d1c5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-07-23T18:42:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARASCA1.pdf: 616072 bytes, checksum: 81f61c35fad1d57171624729b9b1d1c5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-23T18:42:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARASCA1.pdf: 616072 bytes, checksum: 81f61c35fad1d57171624729b9b1d1c5 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | URI | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica-CIECITEC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Desenho técnico | pt_BR |
dc.subject | Desenho arquitetônico | pt_BR |
dc.subject | Desenho geométrico | pt_BR |
dc.title | Reflexão sobre a prática docente no ensino-aprendizagem de desenho projetivo na engenharia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARASCA1.pdf | 601.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.