Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFucks, Patrícia Marasca-
dc.date.accessioned2018-07-23T18:42:29Z-
dc.date.available2018-07-23-
dc.date.available2018-07-23T18:42:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issueIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1976-
dc.description.resumoNeste artigo discutem-se as relações entre o ensinar e o aprender, em interdependência no processo de apropriação do conhecimento e (re)elaboração dos saberes sobre desenho projetivo, objetivando refletir acerca das suas possibilidades no ensino de engenharia. Partiu-se do desenvolvimento de uma situação didática visando facilitar a leitura e a representação plana de um objeto em estudo, que foi modelado. Buscou-se identificar as principais dificuldades que os universitários manifestaram na atividade de representação plana desse objeto. A reflexão sobre situações de aprendizagem, dirigidas e organizadas pelo professor, oportuniza avaliar e compreender os aspectos que favorecem a que o ensino conduza os alunos a (re)construir conhecimentos, percebendo outras maneiras de encarar a realidade a partir do quê (e como) se está aprendendo. A assimilação dos conhecimentos pode ser facilitada quando se explora o tema proposto mediante o uso de diferentes linguagens, sendo imprescindível ao engenheiro em formação o domínio da linguagem gráfico-visual. Palavras-Chave: ensino-aprendizagem, representações gráficas, linguagem gráfico-visual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-07-23T18:17:16Z No. of bitstreams: 1 MARASCA1.pdf: 616072 bytes, checksum: 81f61c35fad1d57171624729b9b1d1c5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-07-23T18:42:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARASCA1.pdf: 616072 bytes, checksum: 81f61c35fad1d57171624729b9b1d1c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-23T18:42:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARASCA1.pdf: 616072 bytes, checksum: 81f61c35fad1d57171624729b9b1d1c5 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missõespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsURIpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica-CIECITECpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesenho técnicopt_BR
dc.subjectDesenho arquitetônicopt_BR
dc.subjectDesenho geométricopt_BR
dc.titleReflexão sobre a prática docente no ensino-aprendizagem de desenho projetivo na engenhariapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARASCA1.pdf601,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.