Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1976
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Reflexão sobre a prática docente no ensino-aprendizagem de desenho projetivo na engenharia |
Autor(es): | Fucks, Patrícia Marasca |
Resumo: | Neste artigo discutem-se as relações entre o ensinar e o aprender, em interdependência no processo de apropriação do conhecimento e (re)elaboração dos saberes sobre desenho projetivo, objetivando refletir acerca das suas possibilidades no ensino de engenharia. Partiu-se do desenvolvimento de uma situação didática visando facilitar a leitura e a representação plana de um objeto em estudo, que foi modelado. Buscou-se identificar as principais dificuldades que os universitários manifestaram na atividade de representação plana desse objeto. A reflexão sobre situações de aprendizagem, dirigidas e organizadas pelo professor, oportuniza avaliar e compreender os aspectos que favorecem a que o ensino conduza os alunos a (re)construir conhecimentos, percebendo outras maneiras de encarar a realidade a partir do quê (e como) se está aprendendo. A assimilação dos conhecimentos pode ser facilitada quando se explora o tema proposto mediante o uso de diferentes linguagens, sendo imprescindível ao engenheiro em formação o domínio da linguagem gráfico-visual. Palavras-Chave: ensino-aprendizagem, representações gráficas, linguagem gráfico-visual. |
Palavras-chave: | Ensino Aprendizagem Desenho técnico Desenho arquitetônico Desenho geométrico |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
Sigla da Instituição: | URI |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1976 |
Data do documento: | 2017 |
Título: | Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica-CIECITEC |
Nímero: | IV |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARASCA1.pdf | 601.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.