Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1976
Type: Artigo de Evento
Title: Reflexão sobre a prática docente no ensino-aprendizagem de desenho projetivo na engenharia
Author: Fucks, Patrícia Marasca
Resume: Neste artigo discutem-se as relações entre o ensinar e o aprender, em interdependência no processo de apropriação do conhecimento e (re)elaboração dos saberes sobre desenho projetivo, objetivando refletir acerca das suas possibilidades no ensino de engenharia. Partiu-se do desenvolvimento de uma situação didática visando facilitar a leitura e a representação plana de um objeto em estudo, que foi modelado. Buscou-se identificar as principais dificuldades que os universitários manifestaram na atividade de representação plana desse objeto. A reflexão sobre situações de aprendizagem, dirigidas e organizadas pelo professor, oportuniza avaliar e compreender os aspectos que favorecem a que o ensino conduza os alunos a (re)construir conhecimentos, percebendo outras maneiras de encarar a realidade a partir do quê (e como) se está aprendendo. A assimilação dos conhecimentos pode ser facilitada quando se explora o tema proposto mediante o uso de diferentes linguagens, sendo imprescindível ao engenheiro em formação o domínio da linguagem gráfico-visual. Palavras-Chave: ensino-aprendizagem, representações gráficas, linguagem gráfico-visual.
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Desenho técnico
Desenho arquitetônico
Desenho geométrico
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Acronym of the institution: URI
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1976
Issue Date: 2017
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica-CIECITEC
metadata.dc.citation.issue: IV
Appears in Collections:Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARASCA1.pdf601,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.