Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2026
Tipo: Monografia
Título: O ensino de história como ferramenta de resgate da história "dos de baixo"
Autor(es): Costa, Raquel da
Primeiro Orientador: Valério, Mairon Escorsi
Primeiro membro da banca: Valério, Mairon Escorsi
Segundo membro da banca: Urbini, Lia
Terceiro membro da banca: Gritti, Isabel Rosa
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir o papel do ensino de história como uma ferramenta para resgatar a história vista de baixo. As pesquisas e estudos realizados buscaram reforçar a importância, a necessidade e os limites desse novo campo de pesquisa e abordagem historiográfica dentro da disciplina de história. O trabalho, baseado na leitura, pesquisa e análise em livros e artigos apresenta uma retomada no conceito “dos de baixo” e, fazendo uma retomada breve nas mudanças por qual passou o ensino de história desde o período estadonovista até o período de redemocratização, adentra na influência deste conceito na historiografia brasileira e no ensino de história no Brasil na década de 1980 e o que significou essa mudança no campo educacional. A partir dos estágios, é construída uma análise dos livros didáticos e da prática, buscando perceber se há abordagem a essa perspectiva na sala de aula ou não. A pesquisa constatou que, mesmo que se tenha densas discussões em torno do tema e que tenha havido muitos avanços, ainda existem muitos limites, tanto de estrutura quanto de formação docente.
Abstract/Resumen: Este trabajo tiene como objetivo discutir el papel de la enseñanza de la historia como una herramienta para rescatar la historia vista desde abajo. Las investigaciones y estudios realizados buscaban reforzar la importancia, la necesidad y los límites de este nuevo campo de investigación y abordaje historiográfico dentro de la disciplina de historia. El trabajo, basado en la lectura, investigación y análisis en libros y artículos presenta una retomada en el concepto de los de abajo, y haciendo una reanudación breve en los cambios por los que pasó la enseñanza de historia desde el período del nuevo estado hasta el período de redemocratización, en la influencia de este concepto en la historiografía brasileña y en la enseñanza de la historia en Brasil en la década de 1980 y lo que significó ese cambio en el campo educativo. A partir de las etapas, se construye un análisis de los libros didácticos y de la práctica buscando percibir si hay abordaje a esa perspectiva en el aula o no. La investigación constató que, aunque tenga densas discusiones en torno al tema y que haya habido muchos avances, todavía existen muchos límites tanto de estructura y de formación docente.
Palavras-chave: História vista de baixo
Ensino de história
Livro didático
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2026
Data do documento: 29-Nov-2017
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA.pdf750,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.