Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/205
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Crenças de alunos da educação básica relacionadas ao ensino e aprendizagem de espanhol na fronteira
Autor(es): Francalossi, Mariéli de Souza
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar as crenças de estudantes brasileiros do 7º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio da Educação Básica relacionadas ao ensino e aprendizagem de espanhol na fronteira Porto Xavier – Brasil e San Javier – Argentina e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem, haja vista a região fronteiriça habitada pelos alunos. Busca-se, especificamente, compreender as crenças relativas à importância da língua, facilidades/dificuldades e preferências de aprendizagem, além daquelas vinculadas à fronteira, à cultura e à população argentina e de que modo esses aspectos podem influenciar na aprendizagem de espanhol. O referencial teórico está embasado no construto de crenças (PAJARES, 1992; BARCELOS, 2004; VIEIRA-ABRAHÃO, 2004). A metodologia adotada é de natureza qualitativa e de cunho descritivo-interpretativo, tendo a entrevista semi- estruturada como instrumento primário de coleta e análise dos dados. Os resultados revelam que as principais crenças são de que o espanhol é fácil; saber inglês é importante para trabalhar, estudar e viajar; uma aula de espanhol motivadora tem de ter jogos e brincadeiras; viver na fronteira é bom para visitar parentes, fazer compras e para o comércio- importação/exportação de produtos; a fronteira é desvalorizada; o Rio Grande do Sul e a Argentina são bem parecidos e de que os argentinos têm costumes diferentes. Portanto, percebe-se que não há uma abordagem de ensino, consolidada, ao estudo do espanhol na fronteira pesquisada que promova uma educação intercultural e possibilite o respeito às diferenças, o reconhecimento e valorização de distintas culturas.
Palavras-chave: Crenças
Fronteira
Ensino e aprendizagem
Língua espanhola
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/205
Data do documento: 23-Jul-2014
23-Jul-2014
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCALOSSI.pdf783,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.