Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2067
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | O papel do coordenador pedagógico na formação continuada dos professores |
Author: | Girardelo, Elisandra |
First advisor: | Sartori, Jerônimo |
Resume: | O objetivo deste artigo é analisar de maneira crítica e reflexiva o papel do coordenador pedagógico na escola e como ele pode incentivar e ser o articulador na formação continuada dos professores. A formação continuada é fundamental, pois os professores enfrentam várias situações com características únicas e específicas no dia a dia da escola. A formação continuada se torna especial, pois, refere-se à complexidade da atividade docente em relação à frágil formação inicial dos mesmos. O coordenador precisa ter uma formação inicial e continuada para que também possa desenvolver suas atribuições dentro da escola, sendo que a principal delas refere-se à formação continuada dos professores. Destacamos a relevância da gestão democrática escolar para que o trabalho do coordenador se dê de modo coletivo, de forma a construir uma prática reflexiva. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica que possibilitou conhecer o tema estudado, considerando a fragilidade nas ações voltadas para a formação continuada dos professores na própria escola, tendo como formador o próprio coordenador pedagógico. |
Palabras clave : | Gestão democrática Formação continuada Coordenador pedagógico |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2067 |
Fecha de publicación : | 5-jun-2018 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GIRARDELO.pdf | 154,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.