Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2067| Tipo: | Artigo Cientifico |
| Título: | O papel do coordenador pedagógico na formação continuada dos professores |
| Autor(es): | Girardelo, Elisandra |
| Primeiro Orientador: | Sartori, Jerônimo |
| Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar de maneira crítica e reflexiva o papel do coordenador pedagógico na escola e como ele pode incentivar e ser o articulador na formação continuada dos professores. A formação continuada é fundamental, pois os professores enfrentam várias situações com características únicas e específicas no dia a dia da escola. A formação continuada se torna especial, pois, refere-se à complexidade da atividade docente em relação à frágil formação inicial dos mesmos. O coordenador precisa ter uma formação inicial e continuada para que também possa desenvolver suas atribuições dentro da escola, sendo que a principal delas refere-se à formação continuada dos professores. Destacamos a relevância da gestão democrática escolar para que o trabalho do coordenador se dê de modo coletivo, de forma a construir uma prática reflexiva. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica que possibilitou conhecer o tema estudado, considerando a fragilidade nas ações voltadas para a formação continuada dos professores na própria escola, tendo como formador o próprio coordenador pedagógico. |
| Palavras-chave: | Gestão democrática Formação continuada Coordenador pedagógico |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2067 |
| Data do documento: | 5-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GIRARDELO.pdf | 154.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.