Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2144
Tipo: Monografia
Título: Um passado (não tão) distante? Considerações sobre o oralismo na educação de surdos
Autor(es): Kronbauer, Elis Matte
Primeiro Orientador: Costa, Alan Ricardo
Primeiro membro da banca: Batista, Jeize de Fátima
Segundo membro da banca: Campos, Giovani Cristina Dutra de
Resumo: O Oralismo foi uma abordagem de ensino de surdos que teve início em meados do ano de 1880, a partir do Congresso de Milão, e que deixou grandes impactos na educação de surdos. Em síntese, o Oralismo foi um paradigma educacional imposto aos surdos por parte de pesquisadores ouvintes, que, em muitos aspectos, desrespeitaram a autonomia e a identidade surda e proibiram o uso das línguas de sinais. Apesar de tal abordagem não fazer mais parte, hoje, da educação dos surdos de forma total, ainda podemos ver, em determinados contextos, breves resquícios da sua forma de ensino e de sua negligência quanto à Língua Brasileira de Sinais (Libras) e à identidade surda. Assim, este trabalho tem como principal objetivo discutir o impacto que o Oralismo teve na educação dos surdos, bem como apresentá-lo enquanto abordagem, no que tange a suas razões histórias, suas principais características, seu legado para as abordagens de ensino posteriores, e a maneira em que ele foi superado a partir da criação da legislação que ampara os surdos. A pesquisa foi realizada através da coleta de dados bibliográficos, considerando publicações acadêmicas (livros, artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado) e textos publicados online, em websites e blogs. Os temas debatidos contemplam eixos variados, como: (a) a urgência do conhecimento da história, uma vez que é conhecendo o passado que podemos pensar o presente e o futuro, (b) a importância da legislação e das políticas públicas na educação de surdos, e (c) o papel da família na educação da criança surda, entre outros.
Abstract/Resumen: El Oralismo fue un abordaje de enseñanza de sordos que comenzó a mediados del año 1880, a partir del Congreso de Milán, y que dejó grandes impactos en la educación de sordos. En síntesis, el Oralismo fue un paradigma educativo impuesto a los sordos por parte de investigadores oyentes, que, en muchos aspectos, desatendieron la autonomía y la identidad sordas y prohibieron el uso de las lenguas de signos. Aunque este enfoque no haga más parte, hoy, de la educación de los sordos de forma total, todavía podemos percibir, en determinados contextos, breves restos de su forma de enseñanza y de su negligencia con relación a la Lengua Brasileña de Signos (Libras) y a la identidad de los sordos. Por lo tanto, este trabajo tiene como principal objetivo discutir el impacto que el Oralismo tuvo en la educación de los sordos, así como también presentarlo como abordaje, en lo que se refiere a sus razones historias, sus principales características, su legado para los enfoques de enseñanza posteriores, y la forma como él fue superado partir de la creación de la legislación que ampara los sordos. La investigación fue realizada a través de la recolección de datos bibliográficos, considerando publicaciones académicas (libros, artículos, disertaciones de maestría y tesis de doctorado) y textos publicados online, en sitios web y blogs. Los temas debatidos contemplan ejes variados, como: (a) la urgencia del conocimiento de la historia, una vez que es conociendo el pasado que podemos pensar el presente y el futuro, (b) la importancia de la legislación y de las políticas públicas en la educación de sordos, y (c) el papel de la familia en la educación del niño sordo, entre otros.
Palavras-chave: Língua Brasileira de Sinais
Linguagem gestual
Linguística
Educação inclusiva
Educação para deficientes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2144
Data do documento: 5-Mar-2018
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRONBAUER.pdf364 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.