Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2145
Tipo: | Monografia |
Título: | Um olhar sobre a educação inclusiva nas escolas municipais de Cerro Largo |
Autor(es): | Espíndola, Claudia |
Primeiro Orientador: | Batista, Jeize de Fátima |
Primeiro membro da banca: | Ziesmann, Cleusa Inês |
Segundo membro da banca: | Campos, Giovana Cristina Dutra de |
Resumo: | Esta pesquisa busca trazer algumas reflexões sobre o processo de inclusão nas escolas municipais de Cerro Largo- RS. A metodologia utilizada foi uma a pesquisa bibliográfica, baseada nas leis federais e municipais, bem como documentos fornecidos pela secretaria de educação e dados do censo escolar/MEC. O trabalho está dividido em quatro principais capítulos: no primeiro, apresentamos um breve histórico sobre a educação inclusiva no Brasil, tendo como base a escola regular. No segundo, buscamos caracterizar as salas de recurso e seu funcionamento. No terceiro, vamos identificar as escolas municipais de Cerro Largo, a Lei que regulamenta a educação e os planos políticos pedagógicos das escolas. E no quarto capítulo, apresentamos um pouco de nossas observações quanto ao processo de educação inclusiva, com base em dados do censo escolar e informações da secretaria de educação do município. A pesquisa apresenta algumas reflexões sobre o tema e sugere um melhoramento e maior preocupação com os alunos em processo de inclusão. |
Abstract/Resumen: | Esta investigación busca traer algunas reflexiones sobre el proceso de inclusión en las escuelas municipales de Cerro Largo-RS. El enfoque propuesto fue una la investigación bibliográfica, con base en las leyes federales, municipales, y también en documentos de los departamentos de educación y datos del censo / MEC. El trabajo está dividido en cuatro capítulos principales: en el primero presentamos una reseña histórica la educación inclusiva en Brasil, con base en una escuela regular. En el segundo, nosotros buscamos caracterizar las salas de Servicio de Educación Especializado y su operación. En el tercero, identificamos las escuelas municipales de Cerro Largo, la ley de que regula la educación y los planes políticos pedagógicos de las escuelas. Y en el cuarto capítulo, presentamos un poco de nuestras observaciones en cuanto al proceso de la educación inclusiva, con la base de datos del censo escolar e información del departamento de la educación del distrito municipal. La investigación presenta algunas reflexiones sobre el tema y sugieren una mejora y mayor preocupación por los estudiantes en proceso de inclusión. |
Palavras-chave: | Inclusão escolar Educação inclusiva Cerro Largo (RS) Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2145 |
Data do documento: | 5-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESPINDOLA.pdf | 7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.