Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2149
Type: | Monografia |
Title: | A instituição de objetos de ensino para a disciplina língua portuguesa: comparação das propostas relativas aos documentos parâmetros curriculares nacionais e base nacional comum curricular |
Author: | Grzybowski, Jocilene Rozinski |
First advisor: | Teixeira, Ana Cecília Teixeira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Batista, Jeize de Fátima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Dias, Ana Beatriz Ferreira |
Resume: | Há algum tempo, o ensino formal de Língua Portuguesa vem sofrendo algumas transformações. Vários fatores que afetam o ensino e a aprendizagem da língua materna, como as mudanças sociais, culturais, políticas, econômicas, o avanço tecnológico, entre outros, vêm contribuindo para que alguns métodos sejam repensados e alterados. O ensino tradicional da Língua Portuguesa parece já não ter mais muita eficiência, pois, diante de todas essas mudanças, o perfil dos alunos também mudou e é preciso pensar em novas estratégias que possam ser eficientes para promover um ensino significativo e de qualidade. Vários estudos apontam a necessidade de um ensino que focalize o uso da linguagem em contextos efetivos, destacando a importância da formação de sujeitos que dominem as práticas de produção de textos orais e escritos nas mais diversas situações de comunicação, tanto dentro quanto fora da sala de aula. O objetivo deste trabalho é fazer uma comparação entre dois documentos que prescrevem o ensino de Língua Portuguesa: os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017), para verificar como os objetos de ensino instituídos para a disciplina Língua Portuguesa são abordados. Com isso, pretende-se colaborar com professores formados e em formação na área, que, muitas vezes, possuem dúvidas com relação a alguns aspectos propostos nesses textos que planificam a atividade docente. |
Abstract: | Hace algún tiempo, la enseñanza formal de Lengua Portuguesa viene sufriendo algunas transformaciones. Varios factores que afectan la enseñanza y el aprendizaje de la lengua materna, como las mudanzas sociales, culturales, políticas, económicas, el avanzo tecnológico, entre otros, vienen contribuyendo para que algunos métodos sean repensados y alterados. La enseñanza tradicional de la Lengua Portuguesa ya no parece tener más mucha eficiencia, pues, delante de todas esas mudanzas, el perfil de los alumnos también se cambió, y, es necesario pensar en nuevas estrategias que puedan ser eficientes para la promoción de un enseñanza significativa y de calidad. Varios estudios apuntan para la necesidad de un enseñanza que focalice el uso de la lenguaje en contextos efectivos, destacando la importancia de la formación de sujetos que dominen las prácticas de producción de textos orales y escritos en las más diversas situaciones de comunicación, tanto dentro cuanto fuera de las clases. El objetivo de ese trabajo es hacer una comparación entre dos documentos que prescriben la enseñanza de la Lengua Portuguesa: los Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) y la Base Nacional Comum Curricular (2017), para verificar como los objetos de enseñanza instituidos para la disciplina Lengua Portuguesa son abordados. Con eso, se pretende colaborar con profesores formados y en formación en el área, que, muchas veces, tienen dudas con relación a algunos aspectos propuestos en esos textos que planifican la actividad docente. |
Keywords: | Língua Portuguesa Ensino Linguagem Base Nacional Comum Curricular Parâmetros Curriculares Nacionais |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2149 |
Issue Date: | 3-Jul-2018 |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GRZYBOWSKI.pdf | 761.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.