Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2151
Tipo: Monografia
Título: A música como recurso didático no ensino do espanhol como língua estrangeira (e/le) na educação básica
Autor(es): Oliveira, Angela Karina de
Primeiro Orientador: Graziadei, Neiva Maria Mallmann
Primeiro membro da banca: Batista, Jeize de Fátima
Segundo membro da banca: Escalante, Roberta Kolling
Resumo: Ensinar um novo idioma é um desafio. Deste modo, torna-se necessário que o/a docente de L/E esteja sempre em busca de novos métodos que tornem o processo de ensino/aprendizado efetivo. Notadamente, tendo em vista o atual cenário educacional do país, de modo específico no que concerne ao ensino de línguas estrangeiras na educação pública se faz necessário o contínuo aprimoramento dos métodos de ensino da Língua Espanhola como E/LE 1 na educação em sala de aula. Com base nesse cenário, este trabalho traz a seguinte problematização: a música, enquanto recurso didático, configura-se com um instrumento eficaz para o ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira? Conclui-se que a música desempenha importante papel no cotidiano dos indivíduos, podendo ser utilizada como um instrumento pedagógico de grande relevância no ensino de uma segunda língua, em específico, o ensino da língua espanhola. Para efetivar este trabalho, utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica
Abstract/Resumen: La enseñanza de un nuevo idioma es un desafío. De esa manera, se hace necesario que el/la docente de L/E pueda estar siempre en búsqueda de nuevos métodos que tornen el proceso de enseñanza/aprendizaje efectivo. De modo especial, teniendo en cuenta el actual panorama educacional del país, por lo que concierne a la enseñanza de lenguas extranjeras en la educación pública, es imperioso el continuo perfeccionamiento de los métodos de enseñanza de la Lengua Española como E/LE 2 en la educación en clase. Con base en este contexto, el presente trabajo trae la siguiente problematización: ¿la música, en cuanto recurso didáctico, se configura como un instrumento eficaz para la enseñanza y aprendizaje de una lengua extranjera? Se concluye que la música desempeña importante papel en el cotidiano de los individuos, siendo posible su uso como un instrumento pedagógico de gran relevancia para la enseñanza de una segunda lengua, en específico, la enseñanza de la lengua española. Para la realización del trabajo, se utilizó el método de investigación bibliográfica.
Palavras-chave: Língua Espanhola
Ensino
Didática
Idioma
Música
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2151
Data do documento: 5-Jul-2018
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf815,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.