Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2154
Tipo: Monografia
Título: O uso do livro didático de língua portuguesa: um olhar análítico conforme os PCNs sobre o livro novas palavras do ensino médio
Autor(es): Rocha, Nicoli da
Primeiro Orientador: Batista, Jeize de Fátima
Primeiro membro da banca: Dias, Ana Beatriz Ferreira
Segundo membro da banca: Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Resumo: No presente trabalho de conclusão de curso, abordam-se concepções voltadas ao ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, buscou-se analisar e refletir acerca das propostas de atividade de um livro didático de 3º ano do ensino médio, tendo em vista que o seu uso em sala de aula é frequente, de modo a verificar como o mesmo se organiza quanto às habilidades e metodologias. Também se procurou averiguar se as atividades do livro estavam de acordo com os PCNs, que visam à formação de alunos qualificados e ativos, bem como constatar se o exemplar pode ser utilizado como fonte única de ensino em aulas de Língua Portuguesa. A verificação usou como amostra, um capítulo de cada uma das três unidades que constituem a obra. Para realização deste estudo, foram utilizados conceitos teóricos a fim de contribuir com a análise. Considerado o analisado, como resultados dessa investigação, pôde-se apurar que o objeto de análise não cumpre o que é indicado nos PCNs, pois trabalha o estudo descontextualizado da gramática, a maioria das atividades não possibilitam que o aluno exerça sua opinião e visão sobre o texto, não desenvolvendo a capacidade discursiva e formação de sujeitos críticos. Logo, pode-se constatar que esse material não deve ser utilizado pelo professor como único e exclusivo instrumento didático, sem que seja complementado com outros recursos metodológicos.
Abstract/Resumen: En este trabajo de conclusión del grado, van a ser abordados concepciones que vuelvan-se a la enseñanza de la Lengua Portuguesa. Para eso, se buscó analizar y reflexionar acerca de las propuestas de actividades de un libro didáctico del 3º año de la enseñanza mediana, teniendo en vista que su uso en clase es frecuente, de modo a verificar como el mismo se organiza cuanto a las habilidades y metodologías. También se buscó averiguar si las actividades del libro están de acuerdo con los PCNs, que visan la formación de alumnos calificados y activos, bien como constatar si el ejemplar puede ser utilizado como fuente única de enseñanza en clases de lengua portuguesa. La verificación, utilizó como muestra un capítulo de cada una de las tres unidades que constituyen la obra. Para la realización de este estudio fueron utilizados conceptos teóricos a fin de contribuir con el análisis. Considerando el analizado, como resultados de esta investigación, puede-se apurar que el objeto de análisis no cumple lo que es indicado en los PCNs, pues trabaja el estudio descontextualizado de la gramática, la mayoría de las actividades no posibilitan que el alumno ejerza su opinión y visión sobre el texto, no desarrollando la capacidad discursiva y formación de sujetos críticos. Por lo tanto, se puede constatar que ese material no debe ser utilizado por el profesor como único y exclusivo instrumento didáctico, sin que sea complementado con otros recursos metodológicos.
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Didática
Aprendizagem
Ensino
Parâmetros Curriculares Nacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2154
Data do documento: 4-Jul-2018
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHA.pdf11,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.