Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2162
Tipo: Monografia
Título: O uso de imagens, fotografias e charges na disciplina de Sociologia
Autor(es): Bertolassi, Gabriele Marina
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Primeiro membro da banca: Pereira, Thiago Ingrassia
Segundo membro da banca: Caprara, Bernardo Mattes
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar, por meio da pesquisa bibliográfica, quais são as possibilidades e os limites do uso de imagens, fotografias e charges na disciplina de sociologia no ensino médio. Busca-se, portanto, entender como esses instrumentos visuais podem contribuir para a compreensão da realidade, assim como para os conteúdos programáticos da disciplina, levando os estudantes para uma reflexão e uma abordagem mais suscetível e baseada no diálogo, permitindo um ensino aprendizagem mais significativo, prático, simples e dinâmico. Partindo de leituras seletivas, reflexivas, artigos científicos, livros e orientações curriculares, é perceptível que o uso desses recursos imagéticos é uma grande possibilidade para o exercício do senso crítico, da construção do conhecimento e da imaginação sociológica, possibilitando o estranhamento e a desnaturalização dos fatos e fenômenos sociais, além de mostrar, situar, revelar e ilustrar tudo o que está a nossa volta de um jeito proficiente e enriquecedor. Desta forma, a pesquisa se insere como um princípio pedagógico no sentido de buscar uma construção do pensamento crítico e de conhecimentos mais significativos por meio de metodologias de ensino visuais que vão além da Pedagogia Tradicional.
Abstract/Resumen: The aim of this work is to investigate, through bibliographic research, the possibilities and limits of the use of images, photographs and cartoons in the discipline of sociology in high school. Aiming, therefore, to understand how these visual instruments can contribute to the understanding of reality, as well as to the syllabus of the discipline, guiding the students towards reflection and a more susceptible and dialogue-based approach that allows a more meaningful, practical, simple and dynamic teaching and learning process. From selective and reflexive readings, scientific articles, books and curricular guidelines, it can be noted that the use of such imagery resources is a great possibility for the exercise of critical thinking, the construction of knowledge and the sociological imagination, as well as the strangeness and denaturalization of facts and social phenomena, and also for showing, situating, revealing and illustrating everything that is around us in a proficient and enriching way. In this way, the research is inserted as a pedagogical principle in the sense of seeking a construction of critical thinking, and of more significant knowledge through visual teaching methodologies that go beyond the Traditional Pedagogy.
Palavras-chave: Sociologia
Ensino médio
Fotografia
Imagem
Charges
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2162
Data do documento: Jul-2018
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BERTOLASSI.pdf564,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.