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Type: Monografia
Title: O uso de imagens, fotografias e charges na disciplina de Sociologia
Author: Bertolassi, Gabriele Marina
First advisor: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee2: Caprara, Bernardo Mattes
Resume: Este trabalho tem como objetivo investigar, por meio da pesquisa bibliográfica, quais são as possibilidades e os limites do uso de imagens, fotografias e charges na disciplina de sociologia no ensino médio. Busca-se, portanto, entender como esses instrumentos visuais podem contribuir para a compreensão da realidade, assim como para os conteúdos programáticos da disciplina, levando os estudantes para uma reflexão e uma abordagem mais suscetível e baseada no diálogo, permitindo um ensino aprendizagem mais significativo, prático, simples e dinâmico. Partindo de leituras seletivas, reflexivas, artigos científicos, livros e orientações curriculares, é perceptível que o uso desses recursos imagéticos é uma grande possibilidade para o exercício do senso crítico, da construção do conhecimento e da imaginação sociológica, possibilitando o estranhamento e a desnaturalização dos fatos e fenômenos sociais, além de mostrar, situar, revelar e ilustrar tudo o que está a nossa volta de um jeito proficiente e enriquecedor. Desta forma, a pesquisa se insere como um princípio pedagógico no sentido de buscar uma construção do pensamento crítico e de conhecimentos mais significativos por meio de metodologias de ensino visuais que vão além da Pedagogia Tradicional.
Abstract: The aim of this work is to investigate, through bibliographic research, the possibilities and limits of the use of images, photographs and cartoons in the discipline of sociology in high school. Aiming, therefore, to understand how these visual instruments can contribute to the understanding of reality, as well as to the syllabus of the discipline, guiding the students towards reflection and a more susceptible and dialogue-based approach that allows a more meaningful, practical, simple and dynamic teaching and learning process. From selective and reflexive readings, scientific articles, books and curricular guidelines, it can be noted that the use of such imagery resources is a great possibility for the exercise of critical thinking, the construction of knowledge and the sociological imagination, as well as the strangeness and denaturalization of facts and social phenomena, and also for showing, situating, revealing and illustrating everything that is around us in a proficient and enriching way. In this way, the research is inserted as a pedagogical principle in the sense of seeking a construction of critical thinking, and of more significant knowledge through visual teaching methodologies that go beyond the Traditional Pedagogy.
Keywords: Sociologia
Ensino médio
Fotografia
Imagem
Charges
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2162
Issue Date: Jul-2018
Appears in Collections:TCC Ciências Sociais

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