Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2162
Type: | Monografia |
Título : | O uso de imagens, fotografias e charges na disciplina de Sociologia |
Author: | Bertolassi, Gabriele Marina |
First advisor: | Pereira, Thiago Ingrassia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Thiago Ingrassia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Caprara, Bernardo Mattes |
Resume: | Este trabalho tem como objetivo investigar, por meio da pesquisa bibliográfica, quais são as possibilidades e os limites do uso de imagens, fotografias e charges na disciplina de sociologia no ensino médio. Busca-se, portanto, entender como esses instrumentos visuais podem contribuir para a compreensão da realidade, assim como para os conteúdos programáticos da disciplina, levando os estudantes para uma reflexão e uma abordagem mais suscetível e baseada no diálogo, permitindo um ensino aprendizagem mais significativo, prático, simples e dinâmico. Partindo de leituras seletivas, reflexivas, artigos científicos, livros e orientações curriculares, é perceptível que o uso desses recursos imagéticos é uma grande possibilidade para o exercício do senso crítico, da construção do conhecimento e da imaginação sociológica, possibilitando o estranhamento e a desnaturalização dos fatos e fenômenos sociais, além de mostrar, situar, revelar e ilustrar tudo o que está a nossa volta de um jeito proficiente e enriquecedor. Desta forma, a pesquisa se insere como um princípio pedagógico no sentido de buscar uma construção do pensamento crítico e de conhecimentos mais significativos por meio de metodologias de ensino visuais que vão além da Pedagogia Tradicional. |
Resumen : | The aim of this work is to investigate, through bibliographic research, the possibilities and limits of the use of images, photographs and cartoons in the discipline of sociology in high school. Aiming, therefore, to understand how these visual instruments can contribute to the understanding of reality, as well as to the syllabus of the discipline, guiding the students towards reflection and a more susceptible and dialogue-based approach that allows a more meaningful, practical, simple and dynamic teaching and learning process. From selective and reflexive readings, scientific articles, books and curricular guidelines, it can be noted that the use of such imagery resources is a great possibility for the exercise of critical thinking, the construction of knowledge and the sociological imagination, as well as the strangeness and denaturalization of facts and social phenomena, and also for showing, situating, revealing and illustrating everything that is around us in a proficient and enriching way. In this way, the research is inserted as a pedagogical principle in the sense of seeking a construction of critical thinking, and of more significant knowledge through visual teaching methodologies that go beyond the Traditional Pedagogy. |
Palabras clave : | Sociologia Ensino médio Fotografia Imagem Charges |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2162 |
Fecha de publicación : | jul-2018 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Sociais - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BERTOLASSI.pdf | 564.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.