Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2218
Tipo: Monografia
Título: Comportamento ético organizacional: um estudo sobre empresa X do ramo de fundição de usinagem no município de Cerro Largo - RS
Autor(es): Maciel, Joice Nicolay Hartmann
Primeiro Orientador: Nascimento Filho, Manoel do
Primeiro membro da banca: Visentini, Monize Sâmara
Segundo membro da banca: Oliveira, Sheila Maria de
Resumo: A ética organizacional orienta o comportamento no mundo dos negócios e pode ser entendida como um conjunto de valores, regras e princípios, os quais estão relacionados com a missão da empresa e a sociedade a que pertence. O objetivo do presente estudo é analisar o Comportamento Ético Organizacional na empresa do ramo de fundição e usinagem, localizada no município de Cerro Largo – RS, sendo o foco a percepção dos seus funcionários. Desse modo, utilizou-se uma metodologia quantitativa e uma amostra de 31 funcionários. Adotou-se como instrumento de coleta de dados a aplicação da Escala de Percepção de Comportamentos Éticos Organizacionais que é um questionário estruturado validado por diferentes autores e abrangem dois fatores: Gestão do Sistema e Orientação para o cliente, sendo estes objetos de foco da pesquisa. A análise dos dados foi realizada através da utilização do software Sphinx, a partir do qual foram feitas diferentes análises. Os resultados demonstram que o fator Gestão do Sistema foi o mais relevante, e o fator Orientação para o cliente indicou que os funcionários não têm uma ideia totalmente formada sobre o assunto pesquisado.
Abstract/Resumen: Organizational ethics guides behavior in the business world and can be understood as a set of values, rules and principles, which are related to the mission of the company and the society to which it belongs. The objective of the present study is to analyze Organizational Ethical Behavior in the foundry and machining business located in the municipality of Cerro Largo, RS, focusing on the perception of its employees. Thus, a quantitative methodology and a sample of 31 employees were used. The application of the Scale of Perception of Organizational Ethical Behaviors was adopted as a data collection instrument, which is a structured questionnaire validated by different authors and covers two factors: System Management and Customer Orientation, being these objects the focus of the research. Data analysis was performed using the Sphinx software, from which different analyzes were made. The results show that the System Management factor was the most relevant, and the Factor for the client indicated that the employees do not have a fully formed idea about the researched subject.
Palavras-chave: Ética profissional
Comportamento
Cerro Largo (RS)
Trabalhadores
Administração de empresas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2218
Data do documento: 14-Nov-2018
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACIEL.pdf986,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.