Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2232
Type: Monografia
Title: A participação em copa de robótica: contribuições educacionais para docência no ensino de física
Author: Nascimento, Eduardo de Alcantara
First advisor: Gastaldo, Luís Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Dullius, Marcos Alexandre
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Rosemar Ayres dos
Resume: A aprendizagem de física é o foco de diversos debates e pesquisas atuais, e a robótica educacional tem se mostrado uma excelente ferramenta para tal processo. Nesse viés esse trabalho objetivou identificar contribuições que a robótica educacional apresentou ao ser utilizada como instrumento didático no ensino de física, a partir de atividades envolvendo “sumô” de robôs. Considerando os referenciais teóricos e as reflexões durante e sobre as ações didáticas desenvolvidas foram estudadas as potencialidades que esse tipo de atividade poderia trazer em relação ao ensinar física envolvendo teoria e prática, ao trabalho em grupo e também uma visão crítica das dificuldades e facilidades que um docente possui em aplicar robótica no ambiente escolar. Conclui-se que os alunos obtiveram maior interesse em física, participando como protagonistas da construção de sua aprendizagem e que a utilização de Robótica Educacional por parte do docente é viável em qualquer espaço escolar.
Abstract: The learning of physics is the focus of debates and current research, and educational robotics aims to be an excellent tool for the process. However, this is a work of resource allocation that a mobile education system has presented as a didactic tool in physics teaching, involving activities involving the “sumo” of robots. The didactic and reflective reflections on didactic and educational actions as potentialities that this type of discipline could bring a relation between theory and practice theory and tasks, group work and also a critical view of the difficulties and facilities teacher has to apply robotics in the school environment. It is concluded that the students have greater interest in physics, participating as protagonists of the construction of their learning and that use Educational Robotics by the teacher and viable in any school space.
Keywords: Didática
Ensino e aprendizagem
Robótica
Ensino
Física
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2232
Issue Date: 12-Dec-2018
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NASCIMENTO.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.