Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/227
Type: Artigo Cientifico
Title: Desafio em trabalhar com textos literários contemporâneos na escola: reflexões didáticas a partir de voo da madrugada, de Sérgio Sant´anna (2003)
Author: Chitolina, Verônica
Resume: Este trabalho apresenta os desafios em trabalhar com textos literários contemporâneos na escola. Levantar reflexões didáticas a partir de O Voo da Madrugada de Sérgio Sant’Anna. O objetivo principal é promover o gosto pela descoberta de novas leituras entre os professores de Literatura para que busquem novas práticas de ensino para atrair novos leitores. Trata também das dificuldades que os professores encontram para trabalhar em sala de aula com as temáticas apresentadas pela obra de Sant’Anna. Nossa proposta de trabalho será apresentada mediante consulta aos referenciais legais e orientadores do ensino básico e pesquisa bibliográfica baseada nos trabalhos de Compagnon (1999), O Bataille (2013), Bauman (1999), Todorov (2009) e Gauthier e M’hammed Mellowki (2004). No decorrer do trabalho constatamos a existência de vários aspectos que influenciam direta ou indiretamente na questão da aceitação desta obra literária. As leituras feitas auxiliaram a esclarecer algumas dúvidas pertinentes sobre os motivos pelos quais os professores se recusam a trabalhar as temáticas do livro. Este trabalho não apresenta uma solução, mas é um documento auxiliar para esclarecer muitas dúvidas encontradas pelos professores em sala de aula.
Abstract: Este trabajo presenta los desafíos en trabajar con la literaria contemporánea en la escuela. Levante reflexiones educativas de O Voo da Madrugada de Sérgio Sant’Anna. El objetivo principal es promover el amor por descubrir nuevas lecturas entre los profesores de literatura para buscar nuevas prácticas de enseñanza para atraer nuevos lectores. Se analizan las dificultades que los maestros se van a trabajar en el aula con los temas presentados por el libro de Sant’Anna. Nuestro trabajo propuesto se presentará en consulta con las referencias legales y orientar la investigación primaria y bibliográfico basado en el trabajo de Compagnon (1999), O Bataille (2013), Bauman (1999), Todorov (2009) e Gauthier e M’hammed Mellowki (2004). Durante el trabajo, se encontró que hay varios aspectos que influyen directa o indirectamente la cuestión de la aceptación de esta obra literaria. Las lecturas ayudaron a aclarar algunas preguntas pertinentes acerca de las razones por las cuales los maestros se niegan a trabajar los temas del libro. Este trabajo no ofrece una solución, pero se trata de un documento de ayuda para aclarar muchas dudas planteadas por los profesores en el aula.
Keywords: Textos literários
Didádica escolar
Obra literária
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/227
Issue Date: 24-Jun-2015
24
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CHITOLINA.pdf330,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.