Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2324
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O uso do talian com base em quatro gerações de uma família ítalo-brasileira de Chapecó: situação de contato linguístico
Autor(es): Sfreddo, Juraci Maria
Primeiro Orientador: Horst, Cristiane
Resumo: Neste trabalho analisamos o uso do talian com base em quatro gerações de uma família ítalo-brasileira, no oeste de Santa Catarina (SC) situação de contato linguístico. Utilizamos como base os seguintes e estudiosos e teóricos Mackey (1972), Thun (1996) (2005) Altenhofen (2002) (2004), Campos (2006), Horst e Krug (2012). Krug (2013), Krug, Horst e Wepik (2016) Wolschick (2016) Wepik (2016). Esta pesquisa é de grande importância para descontruir os discursos preconceituosos vinculados ao uso do Talian, visto muitas vezes como uma língua pejorativa, devido a esse preconceito linguístico, a língua infelizmente está sendo silenciada aos poucos principalmente pelas gerações mais jovens. Desta forma, nosso objetivo é inferir o nível de bilinguismo dos indivíduos de uma família ítalo-brasileira de diferentes gerações com base nas características elencadas por Mackey (1972) no grau, função, alternância e interferência do uso do Talian em contato com o Português. Para a realização deste trabalho na cidade de Chapecó, localizada no Oeste de SC, utilizaremos os dados do projeto ALCF. Desta forma, em primeiro lugar será feita a descrição dos dados com base nas dimensões diageracional (entre as gerações novas e velhas), e diafásica (leitura, conversas livres, respostas). A análise realizada nos mostra grandes diferenças nas relações entre as gerações vinculadas ao grau do bilinguismo e a alternância que existe nas duas primeiras gerações, não se manifestando nas duas últimas. Devido a fatores políticos e sociais, a língua materna dos indivíduos das duas últimas gerações é a língua portuguesa. Palavras-chave: Bilinguismo. Diversidade. Contato português rio-grandense - talian. Dimensão diageracional.
Palavras-chave: Letras
Linguistica
Bilinguismo
Língua italiana
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2324
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SFREDDO ARTIGO - Letras.pdf528,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.