Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2325
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Aspectos do bilinguismo português-espanhol-guarani nas comunidades de Chapecó (SC) e São Francisco Gleba 8 no Paraguai
Autor(es): Benitez Oviedo, Liliana Isabela
Primeiro Orientador: Krug, Marcelo Jacó
Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo descrever os aspectos do bilinguismo entre o português, o espanhol e o guarani nas localidades de Chapecó-Santa Catarina e no distrito de São Francisco Gleba 8 no Paraguai. Para a coleta de dados e análise dos resultados utilizou-se a teoria e metodologia da dialetologia pluridimensional e relacional de Thun (1996; 2010). Neste sentido, o motivo da escolha dos pontos de pesquisa deu-se pelo interesse em estudar como as línguas portuguesa, espanhola e guarani se relacionam nessas comunidades com as respectivas línguas oficiais. A amostra da pesquisa foi composta por oito entrevistados de cada localidade, totalizando dezesseis informantes no total. Dentre esses, dois informantes possuíam mais de 55 anos com escolaridade de nível superior; outros dois com mais de 55 anos com escolaridade até o ensino médio. Foram ainda entrevistados dois informantes com idade entre 18 e 36 anos com nível superior e outros dois nessa mesma faixa etária com até ensino médio completo. Vale ressaltar que cada dupla entrevistada foi composta por um homem e uma mulher. Para a escolha dos entrevistados foram utilizados dois requisitos: que fossem pessoas paraguaias e que utilizassem as três línguas (português, espanhol e guarani). Para a coleta dos dados da pesquisa foi aplicado um questionário pluridimensional e leitura de um texto nas três línguas. Os resultados apontam que os bilíngues utilizam mais o português espanhol, deixando o guarani como terceira língua. Com estas informações pretendeu-se investigar mais de perto como bilinguismo se apresenta nessas regiões e quais os possíveis contextos, ou seja, com que função os informantes utilizam essas três línguas. Palavras-chave: Bilinguismo. Línguas em Contato. Dialetologia Pluridimensional e Relacional.
Palavras-chave: Letras
Bilinguismo
Linguistica
Língua guarani
Língua espanhola
Dialetologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2325
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BENITEZ OVIEDO ARTIGO - Letras.pdf765,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.