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Tipo: Monografia
Título: O estado de conhecimento das pesquisas que tratam do fenômeno da juvenilização na educação de jovens e adultos
Autor(es): Fortes, Magda Liane Paim
Primeiro Orientador: Sanceverino, Adriana Regina
Primeiro membro da banca: Sanceverino, Adriana Regina
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Terceiro membro da banca: Destri, Vivian
Resumo: Esta investigação consiste em mapear, sistematizar, analisar e divulgar o conhecimento produzido sobre o fenômeno da Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos e a relação dos orientadores dos trabalhos acadêmicos com a Educação de Jovens e Adultos, representadas pelas dissertações de mestrado e teses de doutorado da educação de pessoas jovens e adultas, situados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O objetivo é contribuir para a construção do “estado do conhecimento” sobre o tema e a relação dos orientadores destes trabalhos com a EJA. A pesquisa pretendeu elaborar um quadro de trabalhos, nos quais vêm constituindo o campo das pesquisas em EJA de modo a fornecer elementos para um aprofundamento do debate sobre o fenômeno da juvenilização. Essa modalidade de ensino vem apresentando um número cada vez maior de jovens do ensino fundamental e médio da Educação Básica, regular, que estão migrando para a EJA. Neste sentido também foi analisado a formação inicial dos orientadores dos trabalhos a fim de verificar a aproximação destes com a EJA. A metodologia utilizada nesta pesquisa é bibliográfica, tendo como fonte de pesquisa a literatura na área constituída por: livros, artigos, teses, dissertações, documentos legais e pedagógicos. Os referenciais teóricos utilizados foram os autores Di Pierro (1994) e Haddad (1994) que contribuíram para o entendimento das políticas públicas em Educação de Jovens e Adultos. Losso (2012) e Sanceverino (2017) foram referenciais importantes para compreender os sujeitos da EJA, o valor da militância na causa da Educação de Jovens e Adultos por suas investidas e inserções entusiasmadas nesse campo de pesquisa e, nesse sentido, pelas contribuições e orientações que me levaram ao encontro do meu objeto de pesquisa. Já Brunel (2014) me fez compreender sobre a juvenilização e os jovens. Nesse campo, também, Dayrell (2003) foi referência para minha escrita sobre os jovens e suas juventudes, dentro do contexto da EJA, entre outros autores. Resultados revelam que poucos trabalhos abordam o tema juvenilização na Educação de Jovens e Adultos. Apenas quatro trabalhos tem como objeto de pesquisa a migração de jovens do ensino fundamental e médio regular para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos, cumpre citar que muitos dos orientadores dos trabalhos de pós-graduação não são pesquisadores com ênfase na área da Educação de Jovens e Adultos. Nesse sentido, o fenômeno da juvenilização é um campo que requer uma ampla investigação que nos permita identificar e compreender os processos formativos de Educação de Pessoas Jovens em nosso país, buscando contribuir, através da pesquisa, com novas possibilidades de ampliar o entendimento sobre o assunto.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Analfabetismo
Políticas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2394
Data do documento: 29-Jan-2019
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