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Tipo: Dissertação
Título: Movimentos sociais e educação superior: a atuação do MST na promoção da justiça cognitiva
Autor(es): Luz, Dionata Luis Plens da
Primeiro Orientador: Trevisol, Joviles Vitório
Resumo: A presente dissertação tem o propósito de discutir as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no campo da educação superior enquanto parte das lutas pela defesa e promoção de políticas públicas e de justiça cognitiva. De modo mais específico, o estudo visa: (i) compreender as razões que levaram o MST a inserir a educação superior na agenda estratégica de luta; (ii) contextualizar as principais políticas, iniciativas e ações do MST no sentido de promoverem a formação de nível superior a seus militantes e o direito à educação; (iii) caracterizar as principais iniciativas, cursos e acordos de cooperação desenvolvidos com instituições de pesquisa e de educação superior destinadas a ofertar cursos de extensão, de graduação e de pós-graduação; e (iv) analisar a atuação do MST no processo de criação da UFFS e na definição do projeto institucional da nascente Universidade. Nos aspectos metodológicos, o estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa documental e da realização de entrevistas, onde é analisado as percepções dos sujeitos por meio da Ecologia de Saberes de Boaventura de Sousa Santos. Foram entrevistadas algumas das principais lideranças, que há décadas vem atuando nos movimentos sociais da região Sul. A pesquisa demostra, entre outros aspectos, que: (i) o MST se reinventou e investiu na educação superior como estratégia de sobrevivência política; (ii) os Novos Movimentos Sociais (NMS) no Brasil inseriram a educação superior nas suas agendas de lutas como projeto de formação científica para seus militantes; (iii) a busca pelas parcerias e convênios com as Instituições de Educação Superior (IES) trouxe os NMS, em especial os do campo, para participarem ativamente dos rumos políticos do Brasil; (iv) a atuação do MST foi fundamental no processo de construção da UFFS. Ao lutarem pela expansão da universidade pública, os movimentos sociais, vem combatendo o elitismo do acesso à educação superior e, ao mesmo tempo, promovendo justiça social e cognitiva.
Abstract/Resumen: The purpose of this dissertation is to discuss the actions of the Landless Workers Movement (MST) in the field of higher education as part of the struggle for the defense and promotion of public policies and cognitive justice. More specifically, the study aims to: (i) understand the reasons that led the MST to insert higher education in the strategic fight agenda; (ii) to contextualize the main policies, initiatives and actions of the MST in order to promote higher education for its members and the right to education; (iii) to characterize the main initiatives, courses and cooperation agreements developed with research and higher education institutions destined to offer extension, undergraduate and postgraduate courses; and (iv) to analyze the performance of the MST in the process of creating the UFFS and in the definition of the institutional project of the nascent University. In the methodological aspects, the study was developed through documentary research and interviews, where the subjects' perceptions were analyzed through the Ecology of Knowledge of Boaventura de Sousa Santos. Some of the main leaderships that have been working for social movements in the South region for decades have been interviewed. The research shows, among other things, that: (i) the MST reinvented itself and invested in higher education as a strategy for political survival; (ii) the New Social Movements (NMS) in Brazil inserted higher education in their agendas of struggles as a project of scientific formation for their militants; (iii) the search for partnerships and agreements with Higher Education Institutions (HEIs) brought NMS, especially those in the field, to participate actively in the political directions of Brazil; (iv) the performance of the MST was fundamental in the process of construction of the UFFS. In fighting for the expansion of the public university, social movements have been combating the elitism of access to higher education and, at the same time, promoting social and cognitive justice.
Palavras-chave: Movimentos sociais rurais
Movimento dos sem-terra
Ensino superior
Justiça social
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2422
Data do documento: 2018
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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