Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2426
Tipo: Monografia
Título: Práticas pedagógicas no ensino de genética: possibilidades didáticas para deficientes visuais
Autor(es): Haas, Rafaela Spohr
Primeiro Orientador: Baroni, Suzymeire
Primeiro coorientador: Hermel, Erica do Espirito Santo
Primeiro membro da banca: Güllich, Roque Esmael
Resumo: O presente trabalho buscou práticas pedagógicas para o ensino de genética para alunos com deficiências visuais, publicadas nas 12 edições da revista Genética na Escola, de março de 2006 ao primeiro semestre de 2017. Foram encontradas três práticas pedagógicas para alunos com deficiências visuais na revista. Além disso, analisamos mais dez roteiros, a fim de obtermos possíveis adaptações para que os mesmos pudessem vir a ser utilizados para auxiliar alunos com deficiências visuais, nos diferentes níveis de ensino. Portanto, este trabalho apresenta 13 práticas pedagógicas focadas e adaptadas no ensino-aprendizagem sobre genética para deficientes visuais. A busca por esta metodologia auxilia e fortalece a permanência desses alunos dentro das salas de aula, buscando assim o aprender.
Abstract/Resumen: This present work searched pedagogical practices for the teaching of genetics for students with visual impairment in publications in the 12 issues of the journal Genetics in the School, since march 2006 to first semester of this current year. Three pedagogical practices were found for students with deficiencies in the journal. In addition, we analyzed 10 more scripts, one end of everything for adaptations so that they can be used for auxiliary students at different levels of education. Thus, this paper presents 13 practices pedagogical approaches and adapted in the teaching-learning about genetics for the visually impaired. The search for auxiliary methodologies support and strengthens the permanence of this peoples inside the classrooms, thus seeking learning.
Palavras-chave: Ensino
Biologia
Genética
Didática
Deficiência visual
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2426
Data do documento: 30-Nov-2017
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Haas.pdf8,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.