Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Richit, Adriana-
dc.contributor.referee1Richit, Adriana-
dc.contributor.referee2Moraes , Elise Helene Moutinho Bernardo de-
dc.contributor.referee3Schaeffer, André Gustavo-
dc.contributor.referee4Tomkelski, Mauri Luís-
dc.creatorVenturin, Simone-
dc.date2018-12-12-
dc.date.accessioned2019-02-25T11:28:24Z-
dc.date.available2019-02-25T11:28:24Z-
dc.date.issued2019-02-15-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2430-
dc.description.resumoOs problemas de ensino e aprendizagem de conteúdos de estatística em todos os níveis escolares impulsionou o surgimento de uma área de pesquisa chamada de educação estatística, que constitui-se atualmente como um subcampo da matemática crescentemente evidenciado nos currículos escolares. Nesta direção, o trabalho analisa as perspectivas de abordagem da educação estatística em livros didáticos do quarto ano do ensino fundamental. Baseando-se nos fundamentos teóricos da educação estatística apresentados a partir do desenvolvimento das competências de literacia, raciocínio e pensamento estatístico, examinamos dois livros didáticos de matemática do quarto ano, que foram os mais distribuídos no triênio 2016-2018 pelo Programa Nacional do Livro Didático. A análise realizada, de natureza qualitativa, consistiu em uma análise de conteúdo sobre os livros, a partir da qual identificamos diferentes situações relacionadas a abordagem da educação estatística. As situações foram analisadas e agrupadas de acordo com a convergência, originando dois temas principais, que se constituíram nas categorias de análise da pesquisa. A primeira categoria de análise constituída recebeu o nome de abordagem contextualizada, onde observamos atividades que para além da simples familiarização com os conceitos estatísticos promovem aproximações com o cotidiano dos estudantes, na medida em que utilizam gráficos e tabelas usualmente encontrados em textos reais. A segunda categoria nomeada abordagem centrada na educação estatística crítica foi constituída a partir da apresentação de atividades que contemplam as três competências associadas à educação estatística: literacia, raciocínio e pensamento estatístico e ainda buscam contextualizar os temas apresentados, evidenciando uma perspectiva de educação voltada para a cidadania.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-22T14:02:16Z No. of bitstreams: 1 VENTURIN.pdf: 2771069 bytes, checksum: 29b005932c20f83f8d36949d06c9357e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-25T11:28:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VENTURIN.pdf: 2771069 bytes, checksum: 29b005932c20f83f8d36949d06c9357e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-25T11:28:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VENTURIN.pdf: 2771069 bytes, checksum: 29b005932c20f83f8d36949d06c9357e (MD5) Previous issue date: 2019-02-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleAbordagens de educação estatística em livros didáticos de matemática do quarto ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VENTURIN.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.