Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Richit, Adriana | - |
dc.contributor.referee1 | Richit, Adriana | - |
dc.contributor.referee2 | Moraes , Elise Helene Moutinho Bernardo de | - |
dc.contributor.referee3 | Schaeffer, André Gustavo | - |
dc.contributor.referee4 | Tomkelski, Mauri Luís | - |
dc.creator | Venturin, Simone | - |
dc.date | 2018-12-12 | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-25T11:28:24Z | - |
dc.date.available | 2019-02-25T11:28:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-15 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2430 | - |
dc.description.resumo | Os problemas de ensino e aprendizagem de conteúdos de estatística em todos os níveis escolares impulsionou o surgimento de uma área de pesquisa chamada de educação estatística, que constitui-se atualmente como um subcampo da matemática crescentemente evidenciado nos currículos escolares. Nesta direção, o trabalho analisa as perspectivas de abordagem da educação estatística em livros didáticos do quarto ano do ensino fundamental. Baseando-se nos fundamentos teóricos da educação estatística apresentados a partir do desenvolvimento das competências de literacia, raciocínio e pensamento estatístico, examinamos dois livros didáticos de matemática do quarto ano, que foram os mais distribuídos no triênio 2016-2018 pelo Programa Nacional do Livro Didático. A análise realizada, de natureza qualitativa, consistiu em uma análise de conteúdo sobre os livros, a partir da qual identificamos diferentes situações relacionadas a abordagem da educação estatística. As situações foram analisadas e agrupadas de acordo com a convergência, originando dois temas principais, que se constituíram nas categorias de análise da pesquisa. A primeira categoria de análise constituída recebeu o nome de abordagem contextualizada, onde observamos atividades que para além da simples familiarização com os conceitos estatísticos promovem aproximações com o cotidiano dos estudantes, na medida em que utilizam gráficos e tabelas usualmente encontrados em textos reais. A segunda categoria nomeada abordagem centrada na educação estatística crítica foi constituída a partir da apresentação de atividades que contemplam as três competências associadas à educação estatística: literacia, raciocínio e pensamento estatístico e ainda buscam contextualizar os temas apresentados, evidenciando uma perspectiva de educação voltada para a cidadania. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-22T14:02:16Z No. of bitstreams: 1 VENTURIN.pdf: 2771069 bytes, checksum: 29b005932c20f83f8d36949d06c9357e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-25T11:28:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VENTURIN.pdf: 2771069 bytes, checksum: 29b005932c20f83f8d36949d06c9357e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-02-25T11:28:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VENTURIN.pdf: 2771069 bytes, checksum: 29b005932c20f83f8d36949d06c9357e (MD5) Previous issue date: 2019-02-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Abordagens de educação estatística em livros didáticos de matemática do quarto ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VENTURIN.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.