Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2430
Type: Monografia
Título : Abordagens de educação estatística em livros didáticos de matemática do quarto ano do ensino fundamental
Author: Venturin, Simone
First advisor: Richit, Adriana
metadata.dc.contributor.referee1: Richit, Adriana
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes , Elise Helene Moutinho Bernardo de
metadata.dc.contributor.referee3: Schaeffer, André Gustavo
metadata.dc.contributor.referee4: Tomkelski, Mauri Luís
Resume: Os problemas de ensino e aprendizagem de conteúdos de estatística em todos os níveis escolares impulsionou o surgimento de uma área de pesquisa chamada de educação estatística, que constitui-se atualmente como um subcampo da matemática crescentemente evidenciado nos currículos escolares. Nesta direção, o trabalho analisa as perspectivas de abordagem da educação estatística em livros didáticos do quarto ano do ensino fundamental. Baseando-se nos fundamentos teóricos da educação estatística apresentados a partir do desenvolvimento das competências de literacia, raciocínio e pensamento estatístico, examinamos dois livros didáticos de matemática do quarto ano, que foram os mais distribuídos no triênio 2016-2018 pelo Programa Nacional do Livro Didático. A análise realizada, de natureza qualitativa, consistiu em uma análise de conteúdo sobre os livros, a partir da qual identificamos diferentes situações relacionadas a abordagem da educação estatística. As situações foram analisadas e agrupadas de acordo com a convergência, originando dois temas principais, que se constituíram nas categorias de análise da pesquisa. A primeira categoria de análise constituída recebeu o nome de abordagem contextualizada, onde observamos atividades que para além da simples familiarização com os conceitos estatísticos promovem aproximações com o cotidiano dos estudantes, na medida em que utilizam gráficos e tabelas usualmente encontrados em textos reais. A segunda categoria nomeada abordagem centrada na educação estatística crítica foi constituída a partir da apresentação de atividades que contemplam as três competências associadas à educação estatística: literacia, raciocínio e pensamento estatístico e ainda buscam contextualizar os temas apresentados, evidenciando uma perspectiva de educação voltada para a cidadania.
Palabras clave : Educação
Estatística
Livro didático
Matemática
Ensino fundamental
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2430
Fecha de publicación : 15-feb-2019
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VENTURIN.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.