Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2433
Tipo: Monografia
Título: Quebrar paradigmas e superar-se: contextos de uma formação continuada na Educação Infantil
Autor(es): Viero, Renata
Primeiro Orientador: Souza, Flávia Burdzinski de
Primeiro membro da banca: Souza, Flávia Burdzinski de
Segundo membro da banca: Bukowski, Chaiane
Terceiro membro da banca: Klosinski, Daniele Vanessa
Resumo: A seguinte pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira a formação continuada colabora com a constituição de uma docência de qualidade na Educação Infantil, incentivando mudanças necessárias para uma educação transformadora. Assim, por meio, desta pesquisa, buscou-se ressaltar a importância da formação continuada, além de retomar processos históricos e sociais que fizeram parte da história da Educação Infantil, enfatizando as mudanças e conquistas na educação das crianças ao longo dos anos. Como forma de reflexão, o projeto de extensão: “Educação Infantil, tempo e espaços para ser criança”, foi objeto de análise e produção dos dados. O projeto foi desenvolvido no período de maio de 2017 até março de 2018, pela Universidade Federal da Fronteira Sul, na escola de Educação Infantil Favinho de Mel, no município de Getúlio Vargas/RS. Assim como caminhos metodológicos, esta pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de campo. Para a pesquisa bibliográfica foram usados artigos científicos, obras, teses e dissertações de autores que investigam o tema, a fim de construir o referencial teórico do trabalho. Para constituir a pesquisa de campo foram usados dados produzidos no desenvolvimento do projeto de extensão, como os diários de bordo e as fotografias, produzidas pelas educadoras participantes do projeto. Também como forma de produção dos dados foi elaborado questionário destinado a coordenadora da escola, a fim de ressaltar as mudanças ocorridas na escola pela via da formação continuada. Com a conclusão da pesquisa foi possível afirmar que os cursos de formação continuada são de extrema importância, pois buscam aprimorar e renovar os conhecimentos já adquiridos pelos profissionais, conforme as necessidades das crianças, além de abrir espaços para a reflexão dentro do contexto da escola.
Palavras-chave: Educação Infantil
Formação continuada do professor
Crianças
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2433
Data do documento: 12-Fev-2019
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIERO.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.