Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2438
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Chapecó criança e a formação integral na infância: contribuições da cidade educadora
Autor(es): Scariot, Elisangela Vanessa
Piaseski, Taís Caroline
Primeiro Orientador: Matiello, Alexandre Mauricio
Resumo: A pesquisa trata da relação da instituição Chapecó Criança com a formação cidadã tendo como principal objetivo analisar como a proposta educativa favorece a formação integral na infância em relação aos princípios da Cidade Educadora. Neste contexto destaca-se a importância da instituição na promoção da cidadania e das noções de espaço público por meio das atividades que são desenvolvidas na Chapecó Criança. Para o desenvolvimento da pesquisa nos amparamos nas contribuições de autores como: Cardoso e Daroda (2011), Esteves (2006), Gadotti (2006; 2009), Gouveia (2006), Tonucci (2009), entre outros, os quais nos possibilitaram um olhar que trata de temas sobre a infância, cidade, educação integral e os territórios educativos. Partimos do pressuposto de que os conhecimentos que são trabalhados na Chapecó Criança contribuem para a formação integral na infância e que as crianças conseguem relacionar o que aprendem com a sua vida na cidade. A metodologia de pesquisa serviu-se do aporte da pesquisa qualitativa da abordagem multimétodos, que envolveu o espaço da instituição de uma turma da Escola Parque Cyro Sosnoski em tempo integral. Os instrumentos utilizados para a obtenção dos dados foram a entrevista, o Walkthrough e a Seleção Visual, adaptado ao Jogo da Memória. Os resultados alcançados nos possibilitaram perceber o papel fundamental que a Chapecó Criança tem na formação integral das crianças que a frequentam, por trazer atividades que fazem com que as crianças exerçam sua cidadania e seus direitos, e sintam-se pertencentes à cidade, e que a forma e conteúdo de trabalho da Chapecó Criança se associam aos princípios da Cidade Educadora.
Abstract/Resumen: The research deals with the relationship between the Chapecó Criança institution and the citizen education, whose main objective is to analyze how the educational proposal favors the integral formation in childhood in relation to the principles of the Educating City. In this context the importance of the institution in the promotion of citizenship and of the notions of public space through the activities that are developed in Chapecó Criança stands out. For the development of the research we rely on the contributions of authors such as: Cardoso and Daroda (2011), Esteves (2006), Gadotti (2006; 2009), Gouveia (2006) and Tonucci (2009) among others, look that deals with themes about childhood, city, integral education and educating territories. We start from the assumption that the knowledge that is worked on in Chapecó Criança contributes to the integral formation in the childhood and that the children manage to relate what they learn with their life in the city. The research methodology was supported by the qualitative research of the multi-method approach, which involved the space of the institution of a full-time Cyro Sosnoski School Park group. The instruments used to obtain the data were the interview, the Walkthrough and the Visual selection, adapted to the memory game. The results achieved enabled us to understand the fundamental role played by Chapecó Criança in the integral formation of the children who attend it, because they bring activities that make children to exercise their citizenship and their rights, and feel themselves to belong to the city, and that their form and content of work are associated with the principles of the Educating City.
Palavras-chave: Educação infantil
Cidadania
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2438
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCARIOT.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.