Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/244
Type: Monografia
Title: A aquisição da leitura e escrita na perspectiva dos livros didáticos: um estudo reflexivo
Author: Badalotti, Neli
First advisor: Paim, Marilane Maria Wolff
metadata.dc.contributor.referee1: Bittencourt, Zoraia Aguiar
metadata.dc.contributor.referee2: Peretti, Tatiana
Resume: Este trabalho tem a finalidade de analisar se a metodologia adotada pelos livros didáticos presentes hoje nas escolas, no que diz respeito à aquisição da leitura e da escrita, são coerentes com as novas propostas governamentais de alfabetização. Como objetivos específicos, o estudo propõe conceituar e aprofundar conhecimentos acerca de leitura e de escrita, entender qual é o melhor caminho para ensinar, incentivar e aprimorar a leitura e escrita em sala de aula, observar se há coerência na metodologia dos livros didáticos com o novo método de alfabetização proposto pelo Governo Federal. A pesquisa se caracteriza por ser bibliográfica, qualitativa e documental, sendo que o objeto de estudo é uma coleção composta por três Volumes, utilizada em algumas escolas públicas de um município no Norte do RS. A observação e análise desses livros didáticos permitiram inferir que os mesmos podem ser um instrumento de orientação e segurança para o professor, mas não contemplam questões como a realidade histórica/cultural e linguística dos educandos, questão muito importante a ser considerada quando se ensina a ler e a escrever.
Abstract: This work has the purpose of analyzing whether the methodology adopted by the didactic books present in the schools, with respect to the acquisition of reading and writing, are consistent with the new governmental proposals of literacy. As specific objectives, the study proposes to conceptualize and deepen knowledge about reading and writing, to understand the best way to teach, to encourage and improve reading and writing in the classroom, to observe if there is coherence in the methodology of textbooks with the New method of literacy proposed by the Federal Government. The research is characterized by being bibliographical, qualitative and documentary, being that the object of study is a collection composed of three Volumes, used in some public schools of a municipality in the North of RS. The observation and analysis of these textbooks allowed to infer that they can be an instrument of guidance and safety for the teacher, but do not contemplate issues such as the historical / cultural and linguistic reality of learners, a very important issue to be considered when teaching to read And to write.
Keywords: Leitura
Escrita
Livro didático
Professor
Alfabetização
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/244
Issue Date: 12-Dec-2014
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BADALOTTI.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.