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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Ensino de matemática na perspectiva da inclusão escolar: adaptando práticas pedagógicas para educandos com paralisia cerebral
Autor(es): Batiston, Clessi Bertan
Brum, Rosicler Martins
Primeiro Orientador: Chiarello, Ana Paula Rohrbek
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor adaptações de práticas pedagógicas matemáticas voltadas para educandos com Paralisia Cerebral (PC)4 do 3° Ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica. O trabalho foi realizado de forma exploratória na busca por atividades do ensino de matemática, utilizando como perspectiva, a pesquisa do tipo Neomovilismo (GAMBOA, 2007), que traz propostas inovadoras com o objetivo de renovar e inventar. A coleta de dados foi realizada a partir da análise de atividades e materiais matemáticos disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) que inspiram as adaptações. Os fios teóricos utilizados neste artigo tiveram como propósito esclarecer questões sobre a PC, Ensino de Matemática e a Educação Inclusiva. Com o intuito de adaptar materiais práticos e pedagógicos de matemática possíveis para educandos com PC, do 3° Ano do Ensino Fundamental, foram criados materiais concretos para o ensino de multiplicação, frações e medida de grandeza: metro, que tem por alicerce conteúdos pragmáticos enunciado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O estudo realizado apontou novas possibilidades e desafios para o educador dos Anos Iniciais, a fim de tornar possível pensar a Educação Matemática para educandos com PC para o universo escolar. Apontou, ainda, a importância da Educação Inclusiva aos educandos com PC, pois percebe-se a necessidade de estimular a potencialidade neles existentes, bem como seus desejos. Esse potencial torna-se ainda maior quando os materiais adaptados passam a fazer parte do contexto de sala de aula.
Abstract/Resumen: This work intends to present options to pedagogical standards of maths, aimed to Cerebral Palsy (CP) students from the 3º year of elementary school. The research is qualitative, made bibliographically. The results were achieved in an exploratory way, in the search for mathematical teaching activities, using the Neo-mobility research (GAMBOA, 2007) as perspective, which brings new suggestions aiming to renew and invent. The data were collected by the analysis of activities and math materials that are available on the online page of Brazilian Society of Math Education (SBEM) , and require adaptations. The theory lines used in this article had as an objective to clarify CPs questions, Mathematics Teachings and Inclusive Education. Aiming to adapt standard and pedagogical materials to PC students from the 3º year of elementary school, multiplication, fractions and units of measures materials were created, based in pragmatic contents stated in the National Curricular Parameters (PCNs). The research indicated new possibilities and challenges to elementary education pedagogues, making it possible to think in Mathematics Teachings to CP students in a school universe. It was also indicated the importance of Inclusive Education to the CP students, once it is possible to see the needing of encouraging their potential, as well as their wishes. This potential grows when the adapted materials become part of the class.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Educação especial
Paralisia cerebral
Jogos educativos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2448
Data do documento: 2018
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