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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Educação ambiental e literatura infantil: uma relação possível?
Autor(es): Bertoncello, Ana Paula Reis
Floss, Fatima Rosa Vanzella
Primeiro Orientador: Santos, Camila de Fátima Soares dos
Resumo: O presente artigo tem por objetivo compreender a Educação Ambiental e verificar as possíveis relações com a literatura infantil, enquanto possibilidade de caminho pedagógico, para estudar a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. Para responder ao objetivo utiliza-se como referencial teórico estudos sobre o tema, como também documentos oficiais, os quais definem a Educação Ambiental enquanto política pública. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com análise de conteúdo de duas obras da literatura infantil que abordam a temática. Inicialmente, contextualiza-se a Educação Ambiental, seu histórico e sua relação com o ambiente educativo a partir dos documentos oficiais, com destaque para a Política Nacional de Educação Ambiental – Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Na sequência, busca-se compreender a literatura infantil como caminho pedagógico para estudar a Educação Ambiental no contexto escolar. Destaca-se a importância de trabalhar este tema desde a primeira etapa do ensino fundamental, para desenvolver, desde a infância, a conscientização a respeito da preservação do meio ambiente, para que assim as crianças possam ser agentes multiplicadores do que aprendem no espaço escolar. Ademais, é possível dizer que a literatura infantil se apresenta como um instrumento de grande valia para o estudo da Educação Ambiental, de maneira lúdica e criativa.
Abstract/Resumen: This article aims to understand the Environmental Education (EE) and to verify the possible relationships with children's literature, as a pedagogical way to study environmental education in the Early Years of Elementary School. In order to answer the objective, it is used as theoretical references the studies about the subject, as well as official documents, which defines EE as a public policy. The methodology used was the bibliographic research of qualitative sources, with an analysis of two works of children's literature that approach the theme. First of all, it contextualizes the EE, its history and its relation with the educational environment from the official documents, with emphasis on the National Policy of Environmental Education - Law N°. 9.795, April 27th, 1999. In the sequence, it is sought to understand children's literature as a pedagogical way to study EE in the school context. It emphasizes the importance to work on this theme from the first stage of elementary education, for the children develop awareness about the preservation of the environment since the childhood. Thus, the children can be agents that propagate what they learn in school. In addition, it is possible to state that children's literature presents itself as an instrument of great value for the study of EE, in a playful and creative way.
Palavras-chave: Educação ambiental
Literatura
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2455
Data do documento: 2018
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