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Type: Artigo Cientifico
Title: O PIBID na formação do pedagogo(a)
Author: Vicentini, Claudiana
Petroli, Tays Regina
First advisor: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resume: A pesquisa em tela atenta para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), evidenciando que se trata de um programa de formação de professores que atuou no contexto da escola pública, dedicado ao processo de formação inicial para a docência. O presente trabalho objetivou evidenciar quais foram os significados e as significações dos egressos do PIBID – Subprojeto Pedagogia da UFFS, do campus Chapecó (SC). O problema que dirigiu o nosso estudo foi: Que significado e/ou significações emergem da participação no PIBID da Pedagogia da UFFS? Para tanto, analisamos os editais da CAPES referentes ao programa, bem como as cartas de desligamento do programa, feitas pelos estudantes. Na leitura dos objetivos dos editais, nossa busca teve como propósito checar a realidade das ações formativas desenvolvidas, à luz das contribuições dos autores: Pimenta (1997), Ibernón (2011), Silveira (2015), Nóvoa (2009), Enricone e Grillo (2007), Leite (2011), Lucarelli e Cunha (2009), Viana (2011), Gatti (2013), Carvalho e Gil-Perez (2000), Tardif (2000), Warschauer (2001), PC/SC (1998), Rego (1995), Isaia et al. (2009), Marques (2003), Freire (1996), Fernandes (2001), Fernandez e Genro (2009), André (2006), Enricone (2005). A metodologia adotada neste trabalho caracteriza-se como uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, sendo que a análise e a interpretação dos resultados ocorreram com as contribuições da Análise Textual Discursiva, apresentada por Moraes e Galiazzi (2007). Como resultados desse estudo, destacamos de forma unânime a importância de estar na escola e na sala de aula, de modo sistemático e com o acompanhamento da coordenadora de área e supervisora, vivenciando as dimensões organizacionais, pedagógicas e de gestão da escola e da sala de aula. São esses momentos que possibilitam a relação entre teoria e prática, potencializando a identificação com a docência, vivenciando experiências a partir dos trabalhos e das reflexões em grupo. Salientamos ainda que os relatos sinalizam o desenvolvimento de habilidades e competências indispensáveis para a profissão docente, tais como: autonomia, leitura e escrita, análise e síntese, desenvoltura oral, perda da timidez e fortalecimento de vínculos. Desse modo, ressaltamos que o PIBID foi um programa que marcou um período em que a formação inicial de professores teve a possibilidade de ser olhada de forma diferenciada e atenta à realidade escolar.
Abstract: This research attends to the Institutional Program of Teaching Initiative Bag (PIBID), highlighting that it is a teachers training program that worked in the public school context, attentive to the initial training process for teaching. This work aimed to show which the meanings and significances of the graduates in PIBID were - UFFS Pedagogy Subproject, from Chapecó (SC) campus. The problem that led to our study was: What significance and/or meanings emerge from the UFFS Pedagogy in PIBID participation? In order to do so, we analyze the CAPES notices regarding to the program, as well as the letters of disconnection from the program, made by the students. Reading the notices’ objectives, our purpose was to verify the reality of the formative actions developed, in the light of the authors’ contributions: Pimenta (1997), Ibernón (2011), Silveira (2015), Nóvoa (2009), Enricone e Grillo (2007), Leite (2011), Lucarelli e Cunha (2009), Viana (2011), Gatti (2013), Carvalho and Gil-Perez (2000), Tardif (2000), Warschauer (2001), PC / SC (1998), Rego (1995), Isaia et al. (2009), Marques (2003), Freire (1996), Fernandes (2001), Fernandez and Genro (2009), André (2006) and Enricone (2005). The methodology used in this work is characterized as a bibliographical and documentary research with a qualitative approach, and the analysis and interpretation of the results were done with the Discursive Textual Analysis contributions, presented by Moraes and Galiazzi (2007). As a result from this study, we unanimously emphasize the importance of being at school and in the classroom, in a systematically way and with the area coordinator and the supervisor attendance, experiencing the organizational, pedagogical and management dimensions of the school and the classroom. They are these moments that make possible the relation between theory and practice, strengthening the identification with teaching and having experiences from the works and the reflections in group. We also emphasize that the reports indicate the development of essential skills and competences to the teaching profession, such as autonomy, reading and writing, analysis and synthesis, oral proficiency, loss of shyness and strengthening of ties. Thus, we highlight that PIBID was a program that stamped a period in which the initial formation of teachers had the possibility of being looked in a differentiated way and attentive to the school reality.
Keywords: Formação de professores
Pegagogia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2456
Issue Date: 2018
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