Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2461
Type: Artigo Cientifico
Título : Infância, mídia e educação: articulações possíveis a partir das pesquisas acadêmicas
Author: Mohr, Moniky Carla
First advisor: Gräff, Patrícia
Resume: O presente trabalho discute as relações entre mídia, infância e educação, com o objetivo de analisar as produções científicas elaboradas na interseção entre esses três campos e as relações possíveis entre eles. O percurso metodológico buscou levantar pesquisas publicizadas pelo portal de periódicos da CAPES. As produções encontradas foram selecionadas e analisadas para a organização de duas categorias analíticas: o papel da mídia na formação da criança consumidora e a cultura midiática e a formação de representações e estereótipos. Os resultados mostram que os processos de educação midiática exercem um papel de persuasão sobre os indivíduos, contribuindo para a formação de padrões estéticos, comportamentais e de estereótipos. Conclui que a mídia cria mecanismos de manipulação que permeiam a constituição da criança enquanto indivíduo e se constitui como um dos agentes do processo educativo que, na infância, depende de processos de mediação.
Resumen : This paper discusses the relation between media, childhood and education, from academic research, with the aim of analyzing the scientific productions elaborated in the intersection between these three fields and the possible relations between them. The methodological course sought to research published by the CAPES. The productions found were selected and analyzed for the organization of three analytical categories: the "role of the media in the formation of the consuming child", "media culture and the formation of representations and stereotypes” and "the process of media education". The results show that the media plays a role of persuasion about subjects contributing to the formation of aesthetic standards and behavioral, as well as stereotypes. Concludes that the media and consumption are linked in a significant way, within a capitalist system. The media creates manipulation mechanisms that permeate the constitution of the child as a subject and constitutes one of the agents of the educational process. However, mediation, understood as a process that depends on the intervention of a relation between peers, it is important in the context of socialization and interpretation of information taking into account that the processes of media education transcend the context of formal education.
Palabras clave : Educação infantil
Desenvolvimento da personalidade
Influência da comunicação
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2461
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MOHR.pdf894,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.