Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2461
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Infância, mídia e educação: articulações possíveis a partir das pesquisas acadêmicas |
Autor(es): | Mohr, Moniky Carla |
Primeiro Orientador: | Gräff, Patrícia |
Resumo: | O presente trabalho discute as relações entre mídia, infância e educação, com o objetivo de analisar as produções científicas elaboradas na interseção entre esses três campos e as relações possíveis entre eles. O percurso metodológico buscou levantar pesquisas publicizadas pelo portal de periódicos da CAPES. As produções encontradas foram selecionadas e analisadas para a organização de duas categorias analíticas: o papel da mídia na formação da criança consumidora e a cultura midiática e a formação de representações e estereótipos. Os resultados mostram que os processos de educação midiática exercem um papel de persuasão sobre os indivíduos, contribuindo para a formação de padrões estéticos, comportamentais e de estereótipos. Conclui que a mídia cria mecanismos de manipulação que permeiam a constituição da criança enquanto indivíduo e se constitui como um dos agentes do processo educativo que, na infância, depende de processos de mediação. |
Abstract/Resumen: | This paper discusses the relation between media, childhood and education, from academic research, with the aim of analyzing the scientific productions elaborated in the intersection between these three fields and the possible relations between them. The methodological course sought to research published by the CAPES. The productions found were selected and analyzed for the organization of three analytical categories: the "role of the media in the formation of the consuming child", "media culture and the formation of representations and stereotypes” and "the process of media education". The results show that the media plays a role of persuasion about subjects contributing to the formation of aesthetic standards and behavioral, as well as stereotypes. Concludes that the media and consumption are linked in a significant way, within a capitalist system. The media creates manipulation mechanisms that permeate the constitution of the child as a subject and constitutes one of the agents of the educational process. However, mediation, understood as a process that depends on the intervention of a relation between peers, it is important in the context of socialization and interpretation of information taking into account that the processes of media education transcend the context of formal education. |
Palavras-chave: | Educação infantil Desenvolvimento da personalidade Influência da comunicação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2461 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MOHR.pdf | 894.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.