Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2470
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Ensino de botânica na perspectiva do livros didáticos de biologia do ensino médio
Autor(es): Ribeiro, Wilttom Alves
Primeiro Orientador: Güllich, Roque Ismael da Costa
Resumo: O artigo apresenta uma pesquisa sobre livros didáticos de Biologia do Ensino Médio sobre a abordagem do conteúdo de Botânica. A pesquisa documental constou da análise de conteúdo de sete livros, em que foram investigados: 1- o quantitativo de páginas destinadas a cada subárea da Botânica; 2- a funcionalidade das imagens nos livros; 3- as correlações entre os conteúdos; 4- erros e defasagens conceituais. Com a análise percebemos que o conteúdo de classificação é o mais apresentado nos livros didáticos, seguido de fisiologia. As imagens informativas estão presentes em 97%, as inoperantes 2% e as reflexivas compreendem 1% no total das imagens analisadas. A correlação entre conteúdos mais encontrada foi de anatomia e fisiologia com 34%. Às poucas defasagens encontradas nos livros estão ligadas ao conteúdo de classificação. Os livros podem melhorar a apresentação do conteúdo de Botânica, suas correlações especialmente com a ecologia e faz-se sempre necessária uma análise criteriosa dos mesmos.
Abstract/Resumen: The article presents a research about Botany content approach on high school biology textbooks. The documental research consisted of the content analysis of seven books, in which were investigated: 1- the quantitative of pages destined to each sub-area of Botany; 2- the functionality of the images in the books; 3- the correlations between the contents; 4- conceptual errors and lags. With the analysis we noticed that the classification content is the most presented in textbooks, followed by physiology. The informative images are present in 97%, the inoperative 2% and the reflective ones were 1% we analyzed. The correlation among contents most found was anatomy and physiology, with 34%. The few lags found in the books are linked at classification content. The books can improve the presentation of the content of Botany, its correlations especially with the ecology and it is always necessary a careful analysis of them.
Palavras-chave: Ensino
Material didático
Biologia
Botânica
Formação continuada de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2470
Data do documento: 5-Dez-2017
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ribeiro.pdf786,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.