Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2487
Tipo: Monografia
Título: A formação docente para a Educação Integral
Autor(es): Cambri, Roseni Maria
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como acontecem os processos de formação e atuação docente na educação integral das escolas públicas de educação básica brasileira. A necessidade de pesquisar este assunto surgiu durante a prática como professora de ensino fundamental e em contato com experiências de jornada ampliada, diante de dúvidas e incertezas quanto à qualidade do trabalho que ali se desenvolvia. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que dialoga com diferentes autores, que por sua vez, abordam os temas que envolvem a pesquisa, como formação e prática docente, educação integral e qualidade da educação básica. Entende-se assim, que, uma educação integral de qualidade na escola pública está relacionada aos processos de formação docente inicial e continuada, a prática docente diária e seu diálogo com os processos de formação, e envolvida, pelo contexto no qual se realiza, de educação integral.
Abstract/Resumen: This search has as objective to understand how happen the training and teaching practice processes in integral education of the public schools of Brazilian basic education. The need to search this subject came up during practice as a teacher of elementary school and in contact with experiences extended school day, before questions and uncertainties about the quality of work going on there. Methodologically, it is a literature review that speaks to different authors, which in turn, talked the matter involving research, such as training and teaching practice, integral education and quality of basic education. Understand so that a integral education quality in public schools is related with the processes of initial and continuing training teaching, daily teaching practice and its dialogue with the training processes, and involved, with the context in which it happen, integral education.
Palavras-chave: Educação Integral
Trabalho docente
Formação continuada do professor
Escola pública
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2487
Data do documento: 22-Jul-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Integral

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMBRI.pdf411,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.