Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/249
Tipo: Monografia
Título: Rodas de conversa na educação infantil: diálogos, interações e descobertas
Autor(es): Florek, Cassiane Salete
Primeiro Orientador: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Primeiro membro da banca: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Segundo membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resumo: Esta pesquisa apresenta a importância e relevância do trabalho com Rodas de Conversa, tendo em vista a ação pedagógica na Educação Infantil. Desse modo, a mesma volta-se para a produção e compartilhamento por parte das crianças e seus/suas professoras/professores de um ambiente democrático, baseado na conversa e na escuta do outro. Em virtude do apresentado, elenco como meus objetivos mais significativos conhecer as finalidades do uso das Rodas de Conversa no que diz respeito à ação pedagógica na Educação Infantil, de modo que, pela análise de conteúdo das propostas, possa apontar elementos acerca dos modos de organização e regras de funcionamento das Rodas de Conversa, que são produzidas em cada momento que a Roda é convocada e colocada em funcionamento. Pretendo também indicar algumas proposições de funcionamentos e organização do momento da Roda de Conversa possível, entre professores e crianças nas salas de aula da Educação Infantil. Os resultados obtidos possibilitaram a percepção em relação às possibilidades de desenvolvimento das crianças, no que diz respeito à oralidade, autonomia, ao pensamento coletivo e crítico, o posicionamento na resolução de conflitos e tomada de decisões, além de demonstrar claramente as potencialidades e capacidades das crianças enquanto sujeitos ativos do processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, através da utilização desse conteúdo-linguagem, a construção do conhecimento torna-se compartilhada, de maneira que o processo de ensino e aprendizagem constitua a partilha de (novos) e requintados significados.
Abstract/Resumen: This research presents the importance and relevance of the work with Wheels of Conversation, in view of the pedagogical action in Early Childhood Education. In this way, it turns to the production and sharing by the children and their teachers of a democratic environment, based on the conversation and listening to the other. By virtue of the presented, cast as my most significant goals to know the purposes of the use of the Conversation Wheels with regard to the pedagogical action in Early Childhood Education, so that, by analyzing the content of the proposals, it can point out elements about the modes of organization And rules of operation of the Wheels of Conversation, which are produced in each moment that the wheel is called and put into operation. I also want to point out some possible working and organizing propositions of the moment of the Talk Wheel as possible between teachers and children in the classrooms of Early Childhood Education. The results obtained allowed the perception of the children's development possibilities, with respect to orality, autonomy, collective and critical thinking, positioning in conflict resolution and decision-making, as well as clearly demonstrating the potentialities and capacities of children. Children as active subjects of the teaching and learning process. Thus, through the use of this language content, the construction of knowledge becomes shared, so that the teaching and learning process constitutes the sharing of (new) and exquisite meanings.
Palavras-chave: Educação infantil
Diálogo
Linguagem cognição
Linguagem infantil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/249
Data do documento: 10-Dez-2014
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLOREK.pdf795,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.