Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/254
Tipo: Monografia
Título: Educação interdisciplinar: possibilidade de esperança na desesperança
Autor(es): Maslowski, Adriano André
Primeiro Orientador: Arenhart, Livio Osvaldo
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o fazer educacional. Parte do pensamento dos teóricos da Escola de Frankfurt, sua constituição enquanto método educacional que era em perspectiva interdisciplinar, até a dificuldade de se estabelecer diante da sociedade industrial. A crítica desenvolvida pelos frankfurtianos procurou mostrar que, pelo pensamento iluminista esclarecedor, passou-se a manipular os indivíduos, fazendo com que estes seguissem uma racionalidade instrumental. Nesse sentido, a vivência é manipulada pela racionalidade industrial. Esta exerce sobre indivíduos um controle, os torna unidimensionais. E isto é visível também nas práticas educacionais. Dado essa inserção da racionalidade tecnológica sobre a educação, percebe-se que estes se encontram numa pseudoformação, ou seja, dependentes de um pensamento hegemônico capitalista que os aliena. Destarte, a reflexão apresenta alternativas, que visam atingir as práticas educacionais, visando à emancipação dos indivíduos, sobretudo naquilo que tange sua liberdade e autonomia. Finalmente, é apontada a defesa de que a educação interdisciplinar em perspectiva hermenêutica/crítica é possibilidade de esperança para aqueles que se encontram alienados, dominados, excluídos da história vivendo uma complexa desesperança, fundamentando que é na própria desesperança que é preciso se afirmar constante de centelhas de esperança e, a educação pode ser este caminho.
Palavras-chave: Educação
Método educacional
Interdisciplinaridade
Escola de Frankfurt
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/254
Data do documento: Mai-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MASLOWSKI.pdf361,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.