Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2542
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Sentidos sobre o indígena em livro didático de língua portuguesa
Autor(es): Damião, Estela Aparecida
Primeiro Orientador: Stübe, Angela Derlise
Resumo: Neste artigo visamos analisar sentidos construídos em livros didáticos (LDs) de língua Portuguesa sobre indígenas. Para isso, o “corpus” para análise é recortado de uma coleção de LDs utilizada em uma instituição de ensino da cidade de Chapecó-SC, que recebe grande número de estudantes indígenas. Teoricamente, fundamentamo-nos na Análise do Discurso (AD) de orientação francesa. A partir do gesto interpretativo, um conceito, que se mostrou importante para este trabalho, o de silenciamento (ORLANDI, 2007), já que o LD, material muito presente em sala de aula, apresenta diversos sentidos e o que não é dito, também, significa. Analisamos três LDs do Ensino Médio, observando os discursos que se remetem aos indígenas. Dessa forma, percebemos regularidades no material, como a presença dos indígenas no ensino da literatura, fato que leva a um imaginário idealizado, e faz com que esse povo seja visto somente como parte do passado, o que acaba levando os indígenas da atualidade ao silenciamento.
Abstract/Resumen: En este artículo pretendemos analizar sentidos construidos en libros didácticos (LDs) de lengua portuguesa sobre el indígena. Para ello, el corpus de análisis es recortado de una colección de LDs utilizada en una institución de enseñanza de la ciudad de Chapecó-SC que recibe gran número de estudiantes indígenas. Teóricamente, nos situamos en el análisis del discurso (AD) de orientación francesa. A partir del gesto interpretativo, un concepto que se mostró importante para este trabajo es el de silenciamiento (ORLANDI, 2007), ya que el LD, material muy presente en las clases, presenta diversos sentidos y lo que no se dice también significa. Analizamos los tres LDs de la enseñanza media, observando los discursos que llevan al indígena. De esta forma, percibimos regularidades en el material, como la presencia del indígena en la enseñanza de la literatura, hecho que lleva a un imaginario de un indio idealizado, sujeto que forma parte del pasado, lo que acaba llevando el indígena actual al silenciamiento.
Palavras-chave: Discurso
Povos, tribos e culturas
Livro didático
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2542
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAMIÃO.pdf580,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.