Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2544
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Projetos pedagógicos: análise pela metodologia da problematização e pela interdisciplinaridade
Autor(es): Ferronatto, Amanda Bruna
Primeiro Orientador: Cambrussi, Morgana Fabiola
Resumo: O presente artigo aborda uma análise crítica sobre o trabalho a partir da metodologia de projetos pedagógicos, focando na elaboração da problematização e na promoção da interdisciplinaridade, e, é a partir disso, que investigou-se, especificamente, dois projetos pedagógicos elaborados nos anos de 2015 e 2016 através do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Dessa maneira, o referencial teórico tomado como base para a análise dos resultados levantados conta com as contribuições de Barbosa e Horn (2009), que apresentam o trabalho pela metodologia de projetos pedagógicos; Berbel (1999), o qual aborda a metodologia da problematização; e Fazenda (2001), que trata sobre a questão da interdisciplinaridade. Com isso, um dos objetivos desse trabalho é o de descrever e averiguar como a problematização e a interdisciplinaridade se constituíram sobre o modo de trabalho elencado. A metodologia empregada para a realização desse artigo leva em consideração, inicialmente, o trabalho problematizador e interdisciplinar, uma vez que esses são os tópicos principais utilizados na investigação do presente estudo. Dessa forma, os resultados apontam, considerando a averiguação realizada nos dois projetos, para diferenças entre os modos de problematizar: um dos materiais analisados apresenta uma problematização, de certa forma, vaga, pois é perceptível a falta de elementos importantíssimos para o entendimento do tema que será abordado pelo projeto; outro projeto, diferentemente, baseia-se em uma problematização bem elaborada, apontando os assuntos que serão tratados e mobilizados no próprio problema que se apresenta. Na sequência, analisou-se também a interdisciplinaridade, e constatou-se que, da mesma forma que aconteceu com a problematização, a interdisciplinaridade está fortemente presente em apenas um dos projetos analisados, evidenciando falhas na elaboração de um dos materiais pedagógicos.
Abstract/Resumen: El presente artículo presenta el estudio crítico sobre el trabajo a partir de la metodología de proyectos pedagógicos, con énfasis en la elaboración de la problematización y en la promoción de la interdisciplinariedad. Es a partir de eso, que nosotras elegimos, específicamente, dos proyectos pedagógicos elaborados en los años de 2015 y 2016 a través del Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). De esa manera, el referencial teórico que nos ayudó en el análisis de los resultados levantados, cuenta con la contribución de Barbosa y Horn (2009), que presentan el trabajo por la metodología de proyectos pedagógicos, Berbel (1999), que aborda la metodología de la problematización, y Fazenda (2001), que trata sobre la cuestión de la interdisciplinariedad.. Con eso, uno de los objetivos es la construcción de ese trabajo es describir y averiguar como la problematización y la interdisciplinariedad se constituirán sobre el modo de trabajo elegido. La metodología utilizada para la realización de este artículo lleva en consideración, inicialmente, el trabajo problematizador e interdisciplinar, una vez que esos son los tópicos principales utilizados en nuestra investigación. De esa forma, los resultados apuntan, considerando la averiguación realizada en los dos proyectos, para distinciones entre los modos de problematizar: uno de los materiales analizados presenta una problematización, un tanto, vaga, pues es perceptible la falta de elementos muy importantes para la comprensión del tema que será abordado por el proyecto; otro proyecto, con distinciones del primero, sigue una problematización bien elaborada, en que los asuntos tratados son movilizados en el propio problema que se presenta. En secuencia, analizamos también la interdisciplinariedad., y constatamos que, de la misma forma que ocurrió con la problematización, la interdisciplinariedad está fuertemente presente en solamente uno de los proyectos analizados, evidenciando fallas en la elaboración de uno de los materiales pedagógicos.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Projeto educacional
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2544
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERRONATTO.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.