Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2581
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | Formação continuada de professores e as concepções de avaliação escolar |
Author: | Semprebon, Soeli Steinmetz |
First advisor: | Uhmann, Rosangela Ines Matos |
Resume: | A avaliação escolar integra o processo de ensino e aprendizagem muito discutida em encontro de formação de professores com o intuito de formar cidadãos críticos, autônomos e emancipados, o que requer refletir sobre as atuais práticas avaliativas. Consiste em uma análise investigativa qualitativa sobre a temática da avaliação de cunho bibliográfico em textos escritos (E-book) pelos professores participantes do Programa de Formação Continuada Macromissioneira. Analisamos os textos das diferentes áreas do conhecimento no entendimento da reestruturação do Ensino Médio Politécnico, o qual constitui um desafio para muitos professores, em especial sobre a avaliação emancipatória no processo de ensino, pois muitos se sentiram despreparados. A inserção na formação continuada constitui uma oportunidade para transformar a realidade das escolas públicas na troca de experiências entre os educadores. Consideramos nas escritas dos textos, a elucidação de possibilidades, assim como as dificuldades enfrentadas no desejo de uma avalição que enaltece a criticidade e a emancipação. |
Resumen : | The school evaluation is part of the process of teaching and learning much discussed in meeting teacher training in order to form critical citizens, independent and emancipated, which requires reflecting on the current assessment practices. It consists of a qualitative investigative analysis on the topic of evaluation of bibliographic imprint on written texts (E-book) by participating teachers of the Continuing Education Program Macromissioneira. We have analyzed the texts of different areas of knowledge in understanding the restructuring of the Polytechnic School, which is a challenge for many teachers, particularly on the critical evaluation in the teaching process, as many felt unprepared. The inclusion in continuous training is an opportunity to transform the reality of public schools in the exchange of experiences among educators. Consider the written texts, the elucidation of possibilities, as well as the difficulties faced in the desire for a evaluation who praised the criticality and emancipation. |
Palabras clave : | Formação de professores Educação Ensino e aprendizagem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2581 |
Fecha de publicación : | 1-dic-2015 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Semprebon.pdf | 491,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.