Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2590
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul: Desafios da Gestão Escolar
Autor(es): Petry, Débora Raquel
Primeiro Orientador: Leite, Fabiane de Andrade
Resumo: Os processos de gestão escolar no Brasil caracterizam-se pela ação de planejar e organizar a inserção das políticas públicas educacionais na escola básica. Neste trabalho de pesquisa, destacamos a reestruturação curricular do ensino médio no Rio Grande do Sul como um importante movimento de política educacional que busca qualificar o processo de ensino e aprendizagem na educação básica através da inserção da pesquisa na sala de aula. A intenção desse trabalho é analisar de que forma os gestores de escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul compreendem a inserção do componente curricular Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico, considerando a implantação dessa política pública de estado realizada a partir de 2012. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que apresenta a colaboração/participação de gestores de três escolas estaduais vinculados à 17ª Coordenadoria Regional de Educação/RS. O estudo tem como instrumento um questionário semiestruturado respondido pelos gestores das escolas e, como metodologia de trabalho, a análise de conteúdo de Bardin (2011). Por meio da interpretação dos dados, constatamos como desafios aspectos políticos, teóricos e administrativos e no que se refere as possibilidades as questões pedagógicas.
Abstract/Resumen: The school management processes in Brazil are characterized by the action plan and organize the insertion of educational public policies in elementary school. In this research work, we highlight the curricular restructuring of high school in Rio Grande do Sul as an important movement of educational policy that seeks to qualify the process of teaching and learning in basic education through the integration of research in the classroom. The intention of this paper is to examine how managers of state public schools of Rio Grande do Sul include the insertion of the curricular component Integrated Seminar at the Polytechnic High School, considering the implementation of this public policy status held from 2012. This If a qualitative research that shows the cooperation / participation of three state schools managers linked the 17th Regional Coordination of Education / RS. The study is a semi-structured instrument questionnaire answered by managers of schools and as a working methodology we used Bardin content analysis (2011). Through the interpretation of the data we have to contribute to an effective understanding of the challenges and possibilities of the introduction of new curriculum policies in educational systems.
Palavras-chave: Políticas públicas
Ensino médio
Ensino técnico
Administração da educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2590
Data do documento: 1-Dez-2015
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Petry.pdf649,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.